Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3987
Título: Relacionando uma função polinomial com redes neurais artificiais tipo perceptron múltipla camada (MLP)
Autor(es): Melo, Valneli da Silva
Palavras-chave: Estatística
Análise de Regressão Polinomial
Redes Neurais Artificiais
Técnica computacional
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: Este trabalho apresenta uma maneira de implementar suporte à decisão de usar redes neurais artificiais (RNA) juntamente com estatística univariada e multivariada. Na proposta, a RNA do tipo perceptron de múltiplas camadas (MLP) e dois experimentos. No primeiro experimento, usou-se uma regressão polinomial de grau 7, responsável pelo ajuste e predição de uma função específica y = x cos(x) perturbada comum erro e ∼ N(0, 1). Em que, a rede (MLP) e a regressão polinomial de grau 7 apresentaram resultados satisfatórios. Além disso, esse primeiro experimento também tem como objetivo identificar o desempenho das técnicas usadas compará-las com o erro médio quadrático gerado por ambas as técnicas. Para o segundo experimento, criou-se uma função do tipo y = humps(x) perturbada comum erro e ∼ N(0, 1) de forma que a rede MLP e uma regress˜ao polinomial de grau 19 que aproximem a função de Humps perturbada, avaliando do desempenho de ambas com finalidade de compará-las, da mesma forma que no primeiro experimento, além de compará-las, nesse segundo experimento usou-se também o coeficinte de determinação R2 para medir a qualidade do modelo.
Descrição: MELO, V. da S. Relacionando uma função polinomial com redes neurais artificiais tipo perceptron múltipla camada (MLP). 2012. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3987
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Valneli da Silva Melo Parte 1.pdfValneli da Silva Melo Parte 11.88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Valneli da Silva Melo Parte 2.pdfValneli da Silva Melo Parte 21.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.