Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3989
Título: Incidência de infecções hospitalares por enterobactérias em um hospital de Campina Grande-PB
Autor(es): Sarmento, Luiz Bruno Silvestre
Palavras-chave: Infecção hospitalar
Enterobactérias
Antibióticos
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: INTRODUÇÃO: A infecção hospitalar (IH) é um antigo problema de saúde pública. Pode ser adquirida devido à própria patologia de base do paciente, procedimentos invasivos hospitalares e alterações da população microbiana, bem como por contaminação dos pacientes. As Enterobactérias estão presentes na microbiota normal do intestino humano e são capazes de causar infecções em pacientes de forma oportunista, o que as torna potentes agentes de infecções hospitalares. OBJETIVO: O objetivo da pesquisa foi estabelecer a frequência de Enterobactérias encontradas como responsáveis por infecções hospitalares, analisando suas resistências frente aos antibióticos empregados. METODOLOGIA: Foram analisadas 1,056 culturas bacterianas de amostras clínicas diversas, realizadas no período de abril de 2009 a março de 2011em um hospital filantrópico de Campina Grande-PB. Destas, 358 apresentaram crescimento bacteriano. Os materiais clínicos coletados dos pacientes foram urina, secreções de feridas cirúrgicas, secreção traqueal e pontas de cateteres, os quais foram semeados em meios de cultura convencionais direcionados para cada um deles como Agar Cled para cultura de urina, Agar sangue, manitol salgado e EMB. Testes bioquímicos específicos: Triplice Sugar Iron (TSI), Motility Indole Ornitine (MIO), ureia, citrato, lisina, Vermelho de Metila (VM), Voges Proskauer (VP) foram utilizados para identificação das Enterobactérias, e a técnica de difusão de disco de Kirby & Bauer para analise da sensibilidade aos antimicrobianos. RESULTADOS: Os resultados apontam uma elevada prevalência de Escherichia coli em todos os setores do hospital, aparecendo com maior frequência em pacientes acima dos 60 anos de idade. Também foi realizado antibiograma para a E. coli, Klebsiella pneumoniae e Enterobacter agglomerans. Dos antibióticos testados, apenas imipenem, meropenem, nitrofurantoína, ofloxacim e ácido pipemídico apresentaram 100% de eficácia. CONCLUSÃO: Os resultados alertam para a necessidade de implantação de um sistema de controle microbiológico no hospital.
Descrição: SARMENTO, L. B. S. Incidência de infecções hospitalares por enterobactérias em um hospital de Campina Grande-PB. 2013. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3989
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luiz Bruno Silvestre Sarmento.pdfLuiz Bruno Silvestre Sarmento467.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.