Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/399
Título: Diagnóstico das condições higiênico-sanitárias e análise microbiológica da água nos serviços de alimentação de creches e escolas públicas do município de Campina Grande-PB.
Autor(es): Ribeiro, Jéssica Lira
Palavras-chave: Qualidade da água
Coliformes totais
Bactérias heterotróficas
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: As enfermidades causadas por água e alimentos contaminados constituem um dos problemas sanitários mais difundidos na atualidade. Os serviços de alimentação devem implantar procedimentos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) com a finalidade de garantir a qualidade dos alimentos e a saúde dos consumidores. Além da poluição direta das fontes de água, os sistemas de distribuição e reservatórios também podem ser responsáveis pela transmissão de agentes patogênicos, caso estejam em condições inadequadas de higiene e conservação. O trabalho teve como objetivo, monitorar a qualidade microbiológica da água de consumo de creches e escolas do município de Campina Grande-PB e verificar o nível de conformidades dos itens contemplados nas BPF. A determinação de bactérias heterotróficas foi realizada através da técnica pour plate e a identificação de coliformes totais através da técnica dos tubos múltiplos. Das 06 amostras de água analisadas, 04 apresentaram pelo menos uma das diluições com valores > 500 UFC/mL na contagem de bactérias heterotróficas. Todas as amostras de água se mostraram positivas quanto à presença de coliformes totais estando em desacordo com a legislação vigente a qual preconiza ausência de coliformes totais e termotolerantes em 100 ml. No geral, as condições higiênico-sanitárias assim como a qualidade da água estudada foram consideradas insatisfatórias, sugerindo a fundamentação de ações de controle efetivo para tais estabelecimentos.
Descrição: RIBEIRO, J. L. Diagnóstico das condições higiênico-sanitárias e análise microbiológica da água nos serviços de alimentação de creches e escolas públicas do município de Campina Grande-PB. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/399
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica Lira Ribeiro2.57 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.