Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3991
Título: Estudo etnobotânico de plantas medicinais na comunidade Caiana dos Mares, Alagoa Grande, PB
Autor(es): Tölke, Elisabeth Emília Augusta Dantas
Palavras-chave: Caatinga
Biodiversidade
Plantas medicinais
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O resgate do conhecimento etnobotânico realizado em comunidades são importantes na documentação das plantas utilizadas e catalogação do saberes, valorizando o conhecimento tradicional e a biodiversidade local. Este trabalho teve por objetivo realizar um estudo etnobotânico das plantas medicinais na comunidade Caiana dos Mares, município de Alagoa Grande, PB, através do reconhecimento das plantas utilizadas na medicina tradicional local, evidenciando as espécies e seus usos, desde a obtenção – cultivo ou extrativismo – até sua aplicação dentro dos contextos sociocultural e ambiental da comunidade. O método de amostragem escolhido foi o “snowball”, sendo identificados seis informantes chave; as informações foram coletadas por meio de entrevista semiestruturada e os espécimes citados foram coletados em turnê guiada e posteriormente identificados e herborizados. Para análise quantitativa dos dados foi utilizado o índice de importância relativa. Resultaram deste levantamento 66 espécies, distribuídas em 41 famílias, sendo as mais ricas Lamiaceae, Fabaceae, Asteraceae e Myrtaceae. A maioria das espécies amostradas é exótica. A folha foi a parte vegetal mais utilizada e o chá foi o modo de preparo mais frequente. As espécies com maior importância relativa foram Rosmarinus officinalis L. (IR = 2,0), Citrus x aurantium L. (IR = 1,5) e Chenopodium ambrosioides L. (IR = 1,5). A maioria das indicações citadas são para o tratamento de doenças do sistema respiratório e digestório. A maior parte das plantas utilizadas pela comunidade é relacionada aos cuidados primários de saúde. Os quintais da comunidade de Caiana dos Mares são riquíssimos em espécies botânicas representando um grande potencial para futuros trabalhos relacionados à bioprospecção.
Descrição: TÖLKE, E. E. A. D. Estudo etnobotânico de plantas medicinais na comunidade Caiana dos Mares, Alagoa Grande, PB. 2014. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3991
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisabeth Emília Augusta Dantas Tölke.pdfElisabeth Emília Augusta Dantas Tölke3.55 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.