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dc.contributor.authorSilva, Eliane Sousa da-
dc.date.accessioned2014-06-27T18:23:01Z-
dc.date.available2014-06-27T18:23:01Z-
dc.date.issued2014-06-27-
dc.identifier.otherCDD 540-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3994-
dc.descriptionSILVA, E. S. da. A utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeria. 2014. 84f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO uso de modelos didáticos analógicos configura-se como uma ferramenta construtiva que pode favorecer o processo de ensino aprendizagem quando se refere a conteúdos que possuem um nível de abstração elevado, contribuindo para minimizar as dificuldades de aprendizagem do conteúdo de Isomeria no contexto da Educação Básica. Neste sentido, a presente pesquisa tem como objetivo construir e avaliar uma proposta didática de ensino baseada na utilização de modelos analógicos para o conteúdo de Isomeria com alunos do 3° ano de uma Escola Pública do Município de Campina Grande-PB. Trata-se de uma pesquisa exploratória de natureza quali-quantitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos, onde foi aplicado questionários com questões abertas e fechadas, a fim de analisar se houve evolução conceitual através da aplicação das atividades com base na sequência didática. Os resultados apontaram que a utilização de modelos analógicos é uma ferramenta que facilita a compreensão do conteúdo de Isomeria, se for aplicada de maneira adequada, principalmente por parte dos professores que devem saber planejar atividades com base em sequências didáticas. Observou-se que o número de aulas foi insuficiente para conduzir melhor esse tipo de atividade, o que exige do aluno tempo para compreender os conceitos de Isomeria com base no número de classificações em que possuem e associá-los a diferentes tipos de modelos que podem ser construídos ao longo das aulas. Mesmo com tais limitações, ao longo da pesquisa foi percebido que houve um avanço na aprendizagem dos conceitos de Isomeria com base no produto educacional elaborado, servindo para ser usado e assim melhorar o processo de ensino- aprendizagem da disciplina de Química no contexto da Educação Básica.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Thiago Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectModelos analógicospt_BR
dc.subjectIsomeriapt_BR
dc.titleA utilização de modelos analógicos como metodologia inovadora para o conteúdo de isomeriapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

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