Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3996
Título: Estudo de medicamentos em pacientes oncológicos hospitalizados
Autor(es): Batista, Marcelino Rodrigues
Palavras-chave: Farmacovigilância
Reação adversa
Oncologia
Medicamentos
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O monitoramento e a segurança de medicamentos são elementos essenciais para o uso efetivo de medicamentos e para a assistência médica de alta qualidade, especialmente em pacientes oncológicos, que, devido ao seu estado físico comprometido, configuramse como pacientes de risco a predispor Reações Adversas a Medicamentos (RAM). O trabalho teve como objetivo desenvolver ações de Farmacovigilância, afim de identificar possíveis reações adversas na clínica Oncológica de um hospital filantrópico na Paraíba, com a finalidade de promover o Uso Racional de Medicamentos. O estudo foi descritivo transversal, com abordagens quantitativas, caracterizado pela busca ativa de possíveis RAM, em 119 pacientes internados na clínica oncológica, entre o período de março de 2011 a Julho de 2013. Para os 119 pacientes acompanhados foram prescritos 798 medicamentos, a dipirona foi o medicamento mais prescrito (13,16%), seguido pelo omeprazol (10,77%). Dentre os diagnósticos ativos, os de maiores prevalências foram o câncer de colo uterino (15,97%) e Neoplasia de próstata (10,92%). Quanto às diferentes possíveis RAM, as que afetaram o sistema gastrintestinal apresentaram maior frequência (52,94%). O omeprazol foi considerado o medicamento mais suspeito de causar reações adversas. Através da análise farmacoterapêutica nota-se o potencial valor da farmacovigilância em oncologia, a qual contribui para a redução dos riscos relativos à utilização de medicamentos, fornecendo mais segurança aos pacientes oncológicos, com a finalidade de minimizar o sofrimento e proporcionar-lhes uma melhor qualidade de vida.
Descrição: BATISTA, M. R. Estudo de medicamentos em pacientes oncológicos hospitalizados. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3996
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcelino Rodrigues Batista.pdfMarcelino Rodrigues Batista707.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.