Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3997
Título: Avaliação in vitro da resistência à fratura de pinos estéticos pré-fabricados
Autor(es): Souza, Andrezza Porto
Palavras-chave: Dentística
Estresse mecânico
Pinos estéticos
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar in vitro a resistência à fratura de pinos estéticos pré-fabricados. Trinta incisivos bovinos, previamente selecionados através da comprovação de ausência de alterações nos canais radiculares, tiveram a coroa seccionada, promovendo um remanescente coronário de 2mm. Foi realizado tratamento endodôntico e obturação de todos os espécimes, que foram organizados em três grupos: GI (Controle), GII (Pinos Cônicos de fibra de vidro), GIII (Pinos de Dupla Conicidade de fibra de vidro). O GI teve o canal radicular obturado com guta percha, o GII e GIII com guta percha no 1/3 apical e pino cônico nos 2/3 cervicais E pino de dupla conicidade nos 2/3 cervicais, respectivamente. Os espécimes foram submetidos à simulação de carga oclusal, através da aplicação de cargas de compressão originadas pela máquina universal de ensaios (Instron 5582), o qual ocorreu até que os elementos sofressem fratura. Foi analisado o tipo de fratura sofrido por cada elemento e observado a quantidade de quilograma/força suportado em cada caso. Após análise dos dados, verificou-se que não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos I, II e III quanto a resistência â fratura, embora tenha havido uma maior prevalência de fraturas coronárias em GII, GIII, GI em ordem decrescente. Deste modo, concluiu-se que os pinos de fibra de vidro préfabricados não alteram a resistência à fratura, no entanto apresentaram uma maior chance de recuperação do elemento dentário caso o mesmo sofra fratura.
Descrição: SOUZA, A. P. Avaliação in vitro da resistência à fratura de pinos estéticos pré-fabricados. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3997
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Andrezza Porto Souza.pdfAndrezza Porto Souza928.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.