Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3998
Título: Jogos e brincadeiras populares: uma possibilidade nas ações sustentáveis
Autor(es): Araújo, Josileide Ferreira de
Palavras-chave: Educação Física
Sustentabiblidade
Jogos escolares
Educação ambiental
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O presente relato teve por objetivo oportunizar e analisar o trato com o conteúdo jogo destacando os jogos e brincadeiras populares em aulas de Educação Física sobre o tema sustentabilidade. Os elementos que constituem o relato foram coletados em uma escola da rede estadual da cidade se São João do Cariri-PB, tendo como público alunos do 8º ano B do Ensino Fundamental II, do turno da tarde. O relato aconteceu durante a realização do projeto “Jogos e Brincadeiras populares: uma possibilidade nas ações sustentáveis”, onde foram contempladas 06 (seis) aulas, oficinas, além dessas aulas, entraram para culminância a apresentação do projeto desenvolvido para outras turmas da escola, e para a comunidade local e circunvizinhas na exposição cultural e cientifica que no nosso entendimento foram essências para a consolidação dos conhecimentos adquiridos. O presente relato revelou que o ensino de Educação Física pode ultrapassar a perspectiva de um desenvolvimento físico mecânicoburocrático. Pudemos constatar um salto qualitativo quanto ao domínio do conteúdo proposto nas atividades do projeto, além do notório empenho na realização da VII Exposição Científica e Cultural, como também um fortalecimento nas relações interpessoais, a partir de orientações de cumprimentos respeitosos a colegas, entre professor/aluno, aluno/professor. Valores como solidariedade, respeito e afetividade foram despertados através de atividades em grupo, a sensibilização quanto ao tema sustentabilidade foi outro ponto positivo. Percebemos a necessidade de ampliação dos trabalhos na escola voltados para temas de relevância sociais como também o resgate dos jogos e brincadeiras populares no sentido de dialogar com nossa área na busca das reais contribuições que a mesma pode dar na formação dos nossos alunos, almejando práticas pedagógicas historicamente referenciadas no “chão da escola”, com vistas à valorização e ressignificação do nosso lugar na escola.
Descrição: ARAÚJO, J. F. de. Jogos e brincadeiras populares: uma possibilidade nas ações sustentáveis. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3998
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josileide Ferreira de Araújo.pdfJosileide Ferreira de Araújo3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.