Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3999
Título: Níveis de atividade física dos moradores da zona rural do município de Caturité – PB
Autor(es): Faustino, Flávia Cesário
Palavras-chave: Atividade física
Prática esportiva
Qualidade de vida
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: O estudo objetivou verificar e analisar os níveis de atividade física (AF) de moradores da Zona rural da cidade de Caturité – PB, bem como o domínio de AF predominante. Caracteriza-se de uma pesquisa transversal com abordagem quantitativa, realizada na zona rural do município de Caturité-PB. A escolha da amostra se deu de forma aleatória, com 30 sujeitos de ambos os sexos, e idade a partir de 18 anos. Foi utilizado o instrumento de Prontidão para Atividade Física- IPAQ, na sua forma longa. Para análise dos dados foi utilizado o software SPSS 20 (IBM). O estudo cumpriu os aspectos éticos conforme resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde/MS. Como resultados obteve-se que 67% (n= 20) da amostra estavam na faixa etária entre 18 e 35 anos de idade. 53,3% da amostra são do sexo masculino e 46,7% são do sexo feminino; 65,3% (n= 19) da amostra trabalham, e 34,7% (n=11) não trabalham fora de suas casas. Para o domínio da AF na vida diária, encontrou-se que 50% da amostra não realizavam atividades físicas no tempo livre e 90% da amostra utiliza algum meio de transporte para se deslocar. 56,7% dos entrevistados realizavam tarefas em casa, e 43,3% não realizavam atividades domésticas acima de 10 min. Conclui-se que: Os resultados obtidos apontam que os níveis de AF da amostra estudada foram elevados para o domínio atividades domésticas, entretanto, observou-se ainda, que foram baixos para o trabalho e lazer, e extremamente baixos para o domínio deslocamento. Essa conjuntura traz a tona a necessidade de implementação de políticas públicas que introduzam práticas esportivas, palestras sobre AF e Saúde, para uma melhor qualidade de vida da população.
Descrição: FAUSTINO, F. C. Níveis de atividade física dos moradores da zona rural do município de Caturité – PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3999
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flávia Cesário Faustino.pdfFlávia Cesário Faustino460.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.