Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4003
Título: Cárie dentária em crianças em situação de vulnerabilidade social de Campina Grande – PB
Autor(es): Rocha, Rosana Ramalho
Palavras-chave: Cárie dentária
Assistência odontológica
Saúde pública
Comunidade carente
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: A cárie dentária é uma doença infecciosa que progride de forma muito lenta na maioria dos indivíduos, raramente é autolimitante e, na ausência de tratamento, progride até destruir totalmente a estrutura dentária. É uma patologia que tem afetado o homem desde a pré-história. A cárie dentária ainda é importante causa de dor, perda dentária, problemas na escola e absenteísmo no trabalho e, no Brasil, o seu declínio na população infantil vem ocorrendo de modo desigual, dando origem a um processo de polarização da doença nos grupos populacionais de menor acessibilidade aos benefícios dos recursos de promoção da saúde. O principal objetivo deste estudo foi avaliar a prevalencia e severidade da cárie em crianças em situação de vulnerabilidade social no município de Campina Grande – PB nas crianças participantes e averiguar a severidade das lesões detectadas nos elementos dentários. O estudo foi desenvolvido com um total de 50 (cinqüenta) crianças de 06 a 12 anos de idade, de ambos os sexos, assistidas pelo Projeto Social “Semeando para o Futuro”, com sede localizada no bairro do Glória, no município de Campina Grande – PB. Para o registro das lesões cariosas e suas características foi utilizado o Sistema Internacional de Detecção e Avaliação da Cárie ICDAS. Tais resultados revelam a extrema necessidade de assistência odontológica a comunidades carentes onde das 50 crianças avaliadas 80% nunca tiveram acesso à tratameto odontologico, proporcionando uma melhora na saúde bucal das crianças da comunidade. Conclui-se que a prevalência e experiência de cárie em crianças têm um índice elevado, necessitado de tratamento, acompanhamento e orientação.
Descrição: ROCHA, R. R. Cárie dentária em crianças em situação de vulnerabilidade social de Campina Grande – PB. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4003
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rosana Ramalho Rocha.pdfRosana Ramalho Rocha355.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.