Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4010
Título: Análise de associação em dados relativos ao acompanhamento do crescimento infantil no município de Queimadas-PB
Autor(es): Sousa, Sidcleide Barbosa de
Palavras-chave: Estatística - Área Medica
Medidas de Associação
Probabilidade
Data do documento: 27-Jun-2014
Resumo: As t écnicas estat ísticas são utilizadas em diversas áreas, principalmente na área da sa úde, em que e normalmente conhecida como bioestatí stica, utilizando aplica ção de t écnicas estatí sticas com o objetivo de solucionar problemas na área de ciência biológica. Neste trabalho veri fica-se a existência de associação entre as vari áveis envolvidas com as crianças, as mães e as famí lias de acordo com a localização do domic ílio e de acordo com o risco nutricional da crian ça, por meio do teste de qui-quadrado para amostra considerada su ficientemente grande e o teste exato de Fisher para amostra considerada pequena para vari áveis envolvidas com a estrutura do serviço e o processo de trabalho nas UBSF para o acompanhamento do crescimento das crian ças de acordo com a localiza ção do domic ílio e de acordo com risco nutricional da crian ça, e em seguida utiliza-se a medida de associação da bioestat ística por meio da razão de chances. A partir dos resultados obtidos pode-se observar que existe associa ção em algumas vari áveis envolvidas como o risco nutricional versos peso ao nascer como se esperava, pois o n ível descritivo do teste é 0,0003455 bem menor que o n í vel descritivo pr e-fi xado de 0,05 pelo teste qui-quadrado e j a no teste exato de Fisher as vari áveis envolvidas deram não signi cativas, ou seja, não existe associa ção entre as vari áveis devido a amostra ser muito pequena, pois seu n ível descritivo deram todos maiores que o n ível descritivo pr e-fi xado que é de 0,05.
Descrição: SOUSA, S. B. de. Análise de associação em dados relativos ao acompanhamento do crescimento infantil no município de Queimadas-PB. 2012. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4010
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sidcleide Barbosa de Sousa.pdfSidcleide Barbosa de Sousa380.58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.