Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4011
Título: Síntese,caracterização e avaliação do pontecial antifúngico e antibacteriano de novos derivados 2-amino-4,5,6,7,8,9,-hexaidrocicloocta[b] tiofeno-3-carnonitrila
Autor(es): Monteiro, Mayara Barbalho
Palavras-chave: Reação de Gewald
Cicloocta[b]tiofeno
Atividade antifúngica I
Atividade antibacteriana
Data do documento: 30-Jun-2014
Resumo: O uso indiscriminado de antibióticos e o aparecimento de cepas de microorganismos multirresistentes justificam a necessidade pela busca constante de novas moléculas terapeuticamente eficazes, com baixa toxicidade e maior especificidade que possam ser utilizadas como alternativas terapêuticas para as infeções fúngicas e bacterianas. Nesse contexto diversos derivados cicloalquil[b]tiofenos tem se mostrado ativos frente a diversos microorganismos e a modificação molecular desses compostos pode gerar compostos com atividade ainda mais pronunciada. Nesse contexto este trabalho buscou sintetizar e caracterizar novos derivados 2-amino-4,5,6,7,8,9-hexaidro-cicloocta[b]tiofeno-3-carbonitrila para avaliação de seus potenciais antifúngico e antibacteriano. Os compostos foram sintetizados através de uma rota reacional composta por duas etapas, iniciando pela reação de Gewald utilizando: cicloctanona, malononitrila, enxofre elementar e morfolina em meio etanólico, seguido pela condensação da porção 2-amino desse aducto com 11 diferentes aldeídos aromáticos através de catálise ácida. Os compostos foram caracterizados e tiveram suas estruturas comprovadas por RMN 1H e 13C e em seguida foram submetidos a um screening antimicrobiano frente a cepas de Candida albicans, Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Escherichia coli e Pseudomonas aeruginosa em testes de microdiluição a fim de se determinar as Concentrações Inibitórias Mínimas (CIM). Os compostos foram obtidos em rendimentos variando de 19,6 - 65,6% e os espectros de RMN confirmaram as estruturas propostas, evidenciando o sucesso do procedimento sintético. A avaliação do potencial antimicrobiano mostrou que nenhum dos compostos foi capaz de inibir os crescimentos bacterianos na maior concentração avaliada (1024 μg/mL), e que todos os compostos são capazes de inibir o crescimento de cepas de C. albicans em diferentes concentrações com MICs variando de 512 - 1024 μg/mL para os compostos menos ativos e MIC = 128 μg/mL, para os compostos mais ativos.
Descrição: MONTEIRO, Mayara Barbalho. Síntese, caracterização e avaliação do pontecial antifúngico e antibacteriano de novos derivados 2-amino-4,5,6,7,8,9-hexaidrocicloocta[b]tiofeno-3-carnonitrila. 2013. 79f. Trabalho de Conclução de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4011
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Barbalho Monteiro Parte 3.pdfMayara Barbalho Monteiro232.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mayara Barbalho Monteiro Parte 2.pdfMayara Barbalho Monteiro1.92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Mayara Barbalho Monteiro Parte 1.pdfMayara Barbalho Monteiro2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.