Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/401
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Reis, Jámerson Alves dos | - |
dc.date.accessioned | 2012-10-10T12:55:44Z | - |
dc.date.available | 2012-10-10T12:55:44Z | - |
dc.date.issued | 2012-10-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.704 4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/401 | - |
dc.description | REIS, J. A. dos. A importância do laboratório no curso de licenciatura em matemática. 2010. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2010. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta a importância do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) para o curso de Licenciatura Plena em Matemática. Aborda, primeiramente, o desconhecimento que a grande maioria das pessoas tem a respeito do LEM; incluindo muitos profissionais da educação que desconhecem as funções do laboratório. A matemática encontra-se desvalorizada por não haver investimentos e incentivos às novas metodologias; a partir deste contexto introduz-se a ideia de LEM, para uma melhor formação do professor e consequentemente um melhor ensino/aprendizado nas escolas. O LEM é o espaço de interação entre professor e aluno, que proporciona novas descobertas quando integrado com outras abordagens metodológicas, como, por exemplo, a matemática lúdica e a modelagem matemática. Mas o LEM deve ser estruturado por faixa etária escolar, para que não cause confusão no aprendizado dos alunos. Nos dias atuais é inadmissível um curso de formação de professores de matemática que não utilize o LEM, e todo seu acervo como jogos e materiais didáticos diversos, inclusive materiais confeccionados pelos próprios alunos, pois uma das concepções do LEM è o de “aprender fazendo”. Prioriza a investigação matemática, que age como cúmplice no processo de ensino/aprendizagem. Um retrospecto histórico e a opinião de diversos professores de escolas estaduais e municipais foram também necessários para mostrar as potencialidades do Laboratório e constatar a sua ausência nas escolas. Também não se deve esquecer que o LEM é objeto de debates desde a Escola Nova e que ainda hoje é motivo de discussões, pois há muito que se descobrir e assim melhorar a disciplina. Para o professor que leciona a disciplina de laboratório deve haver cursos, onde possam relatar suas experiências e trocar ideias sobre atividades visando aperfeiçoar o ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria da Conceição Vieira Fernandes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Material didático | pt_BR |
dc.title | A importância do laboratório no curso de licenciatura em matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Jámerson Alves dos Reis.pdf | Jámerson Alves dos Reis | 631.92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.