Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4031
Título: A inserção do setor automobilístico no mercosul a partir de uma análise teórica das relações internacionais: um estudo de caso da fiat
Autor(es): Cariri, Áurea Helena Leite
Palavras-chave: Setor automobilístico
Mercosul
Fiat
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O estudo analisa, a luz da perspectiva teórica das Relações Internacionais, o contexto politico- econômico que propicia a internacionalização do setor automobilístico no Mercosul, ao utilizar como base a Teoria da independência Complexa e o fenômeno Mundialização da Capital . O trabalho propõe inicialmente apresentar as multinacionais como autores presente no cenário internacional; em seguida, abordar a expansão destas. Para tanto, é destacada a indústria automobilista e sua inserção no processo de regionalização e como esse acontecimento propicia uma maior integração das economias na região, favorecendo o desenvolvimento das relações comercias e econômicas entre o Brasil e a Argentina. Para tanto, realiza-se um estudo de caso da indústria italiana Fiat. A pesquisa caracteriza-se como uma analise bibliográfica, abrange deste modo a utilização de arquivos científicos, portais oficiais, dissertações, teses e livros acadêmicos. Conclui-se que a teoria Interdependência Complexa contribuir para o entendimento de que as multinacionais podem ser consideradas atores no cenário internacional, pois participam da economia dos países e são capazes de interagir com os Estados em busca de benéficos. Ainda é dado destaque as multinacionais como integrantes do processo de mundialização, através da expansão destas, rumo a novos mercados a partir das décadas de 1960 e 1970. Assim a Fiat é vista como uma grande multinacional, presente no referindo processo. Mostra-se que as contribuições de sua chegada ao Brasil elevam o nível de urbanização ao redor do polo industrial como é o exemplo da cidade de Betim com o Cetro Estilo, que contribui para o desenvolvimento industrial e para a que Argentina seja forte parceira comercial brasileira quanto produção e vendas de automóveis na região. Este relacionamento contribui para que haja uma reciprocidade no Mercosul.
Descrição: CARIRI, Áurea Helena Leite. A inserção do setor automobilístico no mercosul a partir de uma análise teórica das relações internacionais: um estudo de caso da Fiat. 2012. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4031
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Áurea Helena Leite Cariri.pdfÁurea Helena Leite Cariri1.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.