Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/404
Título: Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico e fases particionadas de Myracrodruon urundeuva Fr. All. (Aroeira-do-sertão)
Autor(es): Fernandes, Anna Flávia Costa
Palavras-chave: Plantas medicinais
Fitoterapia
Aroeira
Myracrodruon urundeuva Fr. All.
Medicina popular
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: A utilização de plantas para fins medicinais é algo que está intimamente ligado com a história da civilização humana, desde seus usos in natura, na forma de chás, infusos, macerados e outros, até produção de medicamentos a base das mesmas. Myracrodruon urundeuva Fr. Allemão (aroeira-do-sertão) é muito conhecida popularmente por suas propriedades medicinais cicatrizantes, anti-inflamatórias, antibióticas, entre outras. Procurando demonstrar cientificamente esse saber popular, o estudo objetivou avaliar o espectro da atividade antimicrobiana do extrato etanólico e fases particionadas de Myracrodruon urundeuva Fr. Allemão (aroeira-dosertão) frente às cepas padrão ATCC: Staphylococcus aureus ATCC 25923, Pseudomonas aeruginosa ATCC 27853 e Escherichia coli ATCC 25922. Utilizando a técnica in vitro de Difusão em Disco para os testes iniciais na concentração de 100 mg/mL do extrato etanólico bruto (EEB) e fases particionadas: metanol:H O (MeOH:H 2 O), metanol (MeOH), acetato de etila (ACOEt) diclorometano (CH ) e hexano (Hex), como também para a determinação da Concentração Inibitória Mínima (CIM) do EEB e fases particionadas ativas, as atividades dos produtos-teste são baseadas na medição de halos de inibição de crescimento em milímetros produzidos pela difusão dos mesmos no meio cultura definido. Os resultados demonstraram que o EEB e as fases demonstraram atividade positiva frente à cepa de S. aureus ATCC 25923. Excetuando a fase Hex, o EEB e as outras fases também apresentaram atividade frente à cepa de P. aeruginosa ATCC 27853. Para essas duas cepas a CIM foi determinada entre as concentrações de 6,25 e 12,5 mg/mL, respectivamente. Para a cepa de E. coli ATCC 25922, nem o extrato e nem as fases apresentarem atividade. Essa atividade pode estar relacionada com os constituintes químicos da planta e seus respectivos mecanismos de ação relacionados a interação particular com cada micro-organismo, levando ou não a inibição de sua proliferação.
Descrição: FERNANDES, A. F. C. Avaliação da atividade antimicrobiana do extrato etanólico e fases particionadas de Myracrodruon urundeuva Fr. All. (Aroeira-do-sertão). 2011. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/404
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anna Flávia Costa Fernandes.pdfAnna Flávia Costa Fernandes1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.