Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4044
Título: Análise Socioeconômica e Cultural da Feira Livre do Município de Remígio-PB
Autor(es): Chaves, Gilvando Rodrigues
Palavras-chave: Feira Livre
Comércio informal
Centralidade
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo fazer uma análise da importância socioeconômico e cultural da feira livre do município de Remígio-PB no contexto das modernizações atuais, levando em consideração a centralidade urbana e rural exercida pela cidade, a periodicidade dos mercados e a dinâmica do circuito inferior da economia presente na feira, no período de 2001 a 2011. A feira realiza-se aos domingos e sempre esteve presente nesse espaço desde seu surgimento no final do século XIX. Atualmente, com a difusão dos meios de informação e do consumismo moderno, a feira vem se readaptando há algumas realidades ao mesmo tempo em que resiste há outras inovações. Assim, em meio a esse processo percebem-se algumas variáveis que refletem diretamente nos aspectos socioeconômicos e culturais. A pesquisa se desenvolveu a partir do levantamento de diversas fontes, nas quais abordam temáticas referentes a feiras livres, os mercados periódicos e os dos dois circuitos da economia urbana nos países subdesenvolvidos. A partir da pesquisa constatou-se que a feira tem sido para o município o principal ponto de comercialização, socialização e ainda se apresenta como palco das manifestações culturais. Após a análise dos dados, buscou-se compreender como se constituem as várias relações existentes nesse espaço. Nesse sentido, verificaram-se várias características, entre elas as do circuito inferior. Diante do cenário, os resultados apontaram crise e perspectivas. Nesse contexto, constatou-se que a feira ainda contribui para a reprodução socioeconômica e cultural da população, mesmo diante das modernizações atuais e estando inserida no circuito inferior da economia urbana, ainda têm participação significativa no processo de organização do espaço remigense. As práticas econômicas, sociais, políticas e culturais desenvolvidas nesse espaço têm garantido a sobrevivência da sociedade local na contemporaneidade, sobretudo da classe menos favorecida que depende da feira livre.
Descrição: Chaves, G. R. Análise Socioeconômica e Cultural da Feira Livre do Município de Remígio-PB. 2011. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4044
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvando Rodrigues Chaves.pdfGilvando Rodrigues Chaves3.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.