Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4047
Título: "Presta atenção! Estufa o peito, ergue a cabeça e não olha para o chão": um estudo sobre a disciplina militar no exército brasileiro
Autor(es): Silva, Ademir Antonio da
Palavras-chave: Historiografia
História Cultural
Regulamento Militar
Exército Basileiro
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: Este trabalho se configura em uma pesquisa bibliográfica com a utilização de Regulamentos do Exército Brasileiro, como fontes de pesquisa. A partir de insigths de Michel Foucault e Michel de Certeau, este estudo teve por objetivo analisar como a disciplina militar é utilizada nos quarteis, o poder contido nos regulamentos e como os indivíduos vão se adaptando disciplinarmente ou burlando a ordem vigente praticando à antidisciplina neste novo ambiente, cercado de regras legais impostas pelo Estado. O estudo está voltado para a História Cultural, pois analisa um grupo distinto com tradições culturais e morais com origem e evolução histórica nos regulamentos disciplinares militares no Brasil, herdadas do Exército Português. A Disciplina é a base das organizações militares, ela faz compreender como é possível transformar indivíduos em células obedientes e fiéis aos interesses e deveres impostos pelo Estado. Contudo, não há poder sem potencial de revolta, pois, aonde há poder, há resistência.
Descrição: Silva, A. A. da. "Presta atenção! Estufa o peito, ergue a cabeça e não olha para o chão": um estudo sobre a disciplina militar no exército brasileiro. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4047
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ademir Antonio da Silva.pdfAdemir Antonio da Silva871.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.