Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4049
Título: A Cristalização Sócioespacial do Município de Cabaceiras-PB
Autor(es): Monteiro, Thiago André
Palavras-chave: Cristalização
Dinâmica
Espaço
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: Tendo em vista a evolução do espaço geográfico em um ritmo exponencial no qual elementos globais, regionais e locais se condensam de forma frenética modificando o(s) espaço(s) e sua(s) função(ões), questiona-se então o porque de certos territórios tão antigos dentro do modo de produçao capitalista não se comportarem como novas delimitações espaciais mais recentes, sendo estas últimas mais dinâmicas. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo comprovar o fenomeno da cristalização socioespacial do município de Cabaceiras-PB localizado na microregião do Cariri Oriental paraibano; mostrar a lógica de funcionamento deste espaço; aplicar as categorias de território e espaço no processo histórco do município; e designar o reflexo da condição cristalizada para a população do mesmo. A temática se fundamenta por propor métodos e conclusões de análise para as pequenas cidades, assim como viabilizar uma apreciação dos espaços mais próxima da ciência geográfica através do resgate de uma linguagem com termos explicativos voltados para tal ciência, haja vista a confusão de alguns textos de Geografia com Antropologia e Economia. Para que se ratificasse Cabaceiras como um território em estado de ostracismo aplicacou-se 130 questionários e 18 entrevistas, além da observação em campo, evidenciando o município como uma organização socioespacial que perpassou por picos e retração produtivas. Hoje, depara-se estagnada, todavia, sem os percalços do crescimento urbano com possibilidades de ascensão de desenvolvimento em variadas atividades.
Descrição: Monteiro, T. A. A Cristalização Sócioespacial do Município de Cabaceiras-PB. 2011. 70f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4049
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago André Monteiro.pdfThiago André Monteiro2.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.