Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4050
Título: Cinema ainda é a maior e a mais barata diversão: uma leitura geossimbólica dos cinemas de Campina Grande-PB
Autor(es): Roma, Emanuel Barros
Palavras-chave: Cinemas
Campina Grande
símbolos, Geografia, topofiliaI
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O objeto de estudo desta pesquisa será os cinemas Apollo, Fox, Capitólio, Babilônia, Avenida, São José e Multiplex 5 pela conotação simbólica de épocas diversas da história de formação espacial urbana de Campina Grande pelo aspecto que o espaço geográfico- humanístico e o lugar (monumento) representam(vam) no contexto social dessa cidade. Os objetivos visam analisar as diferentes percepções, atitudes e valores que os sujeitos atribuíram (atribuem) aos cinemas em diversas épocas da formação urbana campinense. Redimensionar a dinâmica humana representacional acerca da leitura desses lugares que formam (formaram) simbologias identitárias relacionadas aos sujeitos na vivência (convivência) para com esses símbolos no espaço geográfico. Entender dentro do contexto social, político, econômico e cultural vigente a perspectiva formativo-afetiva para com os lugares-símbolos. Demonstrar as representações de pessoas que os vivenciaram perante os seus diversos pontos–de–vista no contexto vivido. Identificar as representatividades dos cinemas através das variadas opiniões subjetivas sobre as convivências para com esses lugares na formação comportamental, atitudinal e valorativa percebida no contexto espacial e temporal. A pesquisa realizada através das análises dos dados e resultados obtidos conclui-se que perceber, agir e valorizar a importância das salas cinematográficas de Campina Grande, especialmente o Apollo, Fox, Capitólio e Babilônia proporcionaram (proporcionam) em todo o período espaço-temporal de existência (início, consolidação, duração e decadência) que se concretizou em torno da formação cotidiana pessoal pelas diversas experiências comportamentais consolidadas consoantes aos aspectos já destacados possibilitaram toda uma simbolização espacial através de uma conjuntura formativa identificada e voltada a uma diversidade de fenômenos representativos.
Descrição: Roma, E. B. Cinema ainda é a maior e a mais barata diversão: uma leitura geossimbólica dos cinemas de Campina Grande-PB. 2011. 96f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4050
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Emanuel Barros Roma.pdfEmanuel Barros Roma1.83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.