Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4051
Título: O espaço urbano do bairro do Catolé em Campina Grande - PB: (Re) Pensando o seu crescimento e sua dinâmica espacial
Autor(es): Silva Júnior, Josué Barreto da
Palavras-chave: Urbanismo
Crescimento Urbano
Mercado Imobiliário
Bairro Catolé
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso se constitui de abordagens geográficas geradas ao longo do curso de Graduação em Geografia pela a Universidade Estadual em seu campus I, onde desenvolvemos aqui uma abordagem Geográfica acerca do o papel do bairro do Catolé enquanto importante subcentro da cidade de Campina Grande-PB. Entendendo a complexa organização espacial em que se insere o bairro do Catolé, bem como o processo de expansão em que se vivencia a cidade média Campina Grande, o bairro surge não tão somente com uma perspectiva residencial, mas a partir de importantes fixos comerciais onde destacamos a presença dos shoppings Luiza Motta e Boulevard, porém o processo de valorização do bairro começa durante a década de 1980, com a construção do terminal rodoviário. Assim destacamos o papel ambíguo do Catolé a partir da coexistência de classes, onde se constata a presença da segregação socioespacial, sendo esta compreendida a partir das relações antagônicas de classes mediante o seu poderio econômico, onde encontramos o território do bairro do Catolé delimitado pela a ação da segregação espacial (áreas de denomino de classes de menor poder aquisitivo) e as áreas de auto-segregação (área de predominância de condomínios verticais e residências de alto padrão). Desta forma o referido bairro passa a ser abordado neste através de referencial, onde repensamos a suas urbanidades através de teóricos como: Carlos (2007, 2009), Corrêa (2000), Cardoso (2002), Costa (2003), Maia (2003) e Serra (1998) entre outras referencias bibliográficas, bem como dados estatísticos levantamento de pesquisa de campo, como também pesquisas e levantamentos estatísticos de órgão Governamentais, assim como pesquisas realizadas em pesquisas de graduação, periódicos do curso de Geografia acima referido.
Descrição: Silva Júnior, J. B. da. O espaço urbano do bairro do Catolé em Campina Grande - PB: (Re) Pensando o seu crescimento e sua dinâmica espacial. 2011. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4051
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josué Barreto da Silva Júnior.pdfJosué Barreto da Silva Júnior2.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.