Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4054
Título: Relação cidade e comércio nas pequenas cidades: uma análise das transformações espaciais no município de Gado Bravo - PB
Autor(es): Silva, Márcio Ferreira da
Palavras-chave: Urbanismo
Comércio
Crescimento Socioeconômico
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: Este estudo tem por objetivo discutir a espacialidade comercial e urbana do município de Gado Bravo - PB, destacando as transformações ocorridas nesses setores e a importância de cada um deles para o crescimento socioeconômico do município. A pesquisa teve o propósito de analisar a área urbana, onde se destaca um considerável crescimento comercial resultado de um relevante fortalecimento econômico. O estudo também destaca o comércio que passa a ser o elemento principal desse espaço, tanto no processo econômico, como no desenvolvimento urbano do município em questão. Metodologicamente a pesquisa teve como construção teórica uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, trazendo para discussão o estudo da categoria espaço, dentre outros conceitos necessários ao estudo, juntamente com a pesquisa de campo, que in loco apresentam-se como um estudo de caso, materializada por meio de relatos históricos de moradores do local, além da utilização de obras como: de Milton Santos (2008, 1989 e 1985), David Harvey (2005), Marcelo Lopes de Souza (2010) e outros. Com isso, foi possível desvendar como a organização espacial passou a tomar formas socioeconômicas conforme a necessidade daquele espaço. Por fim, foi possível trazer à tona as transformações espaciais que ocorreram no local do estudo, com análises investigativas, comprovando que o município vem se adaptando a essas modificações ocorrentes no seu espaço.
Descrição: Silva, M. F. da. Relação cidade e comércio nas pequenas cidades: uma análise das transformações espaciais no município de Gado Bravo - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4054
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Márcio Ferreira da Silva.pdfMárcio Ferreira da Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.