Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4055
Título: As linguagens e representações da região: um estudo do continente americano no estagio supervisionado de geografia - 8° ano da E.E.E.F.Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB
Autor(es): Alves, Stella Macedo
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Projeto
Regionalização
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: O presente relatório aborda as atividades desenvolvidas no Componente Curricular Estágio Supervisionado em Geografia I, no ano de 2010. O estágio foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nossa Senhora do Rosário, CEPES CGI, Bairro da Prata, no turno matutino, em Campina Grande-PB. Nessa unidade de ensino, desenvolveu-se a pesquisa de estágio que subsidiou a elaboração de projeto de intervenção numa turma de 8º ano do ensino fundamental. A pesquisa pautou-se na observação participante da escola e da turma em tela, sendo aplicado questionário procurando identificar o perfil socioeconômico dos alunos, assim como a prática de ensino da professora regente durante um mês. Em uma segunda etapa, foi realizada a regência, momento em que se propôs desenvolver a pesquisa participante a partir do projeto de intervenção. O referido projeto trata do uso de diversas linguagens e representações para dinamizar o estudo as regionalizações do espaço americano, enfocando o espaço mexicano. Verificou-se lacunas de formação dos alunos no que se refere a noção de escala, de região e de representação do espaço que interferem no desenvolvimento das atividades de elaboração de mapas e compreensão da região estudada.
Descrição: Alves, S. M. As linguagens e representações da região: um estudo do continente americano no estagio supervisionado de geografia - 8° ano da E.E.E.F.Nossa Senhora do Rosário - Campina Grande - PB. 2011. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4055
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Stella Macedo Alves.pdfStella Macedo Alves3.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.