Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4056
Título: | Licenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografia |
Autor(es): | Sousa, Cícero Gicomelli de |
Palavras-chave: | Geografia Licenciatura em Geografia Estágio Supervisionado Prática Pedagógica |
Data do documento: | 2-Jul-2014 |
Resumo: | O presente estudo insere-se nas discussões que abarcam o aprofundamento da Prática Pedagógica da Geografia, destacando, sobretudo a dinâmica do Estágio Supervisionado enquanto componente curricular e formação inicial da carreira docente, disciplina que reafirma a pertinência dos cursos de licenciatura, especialmente da Geografia. Buscou-se com esse estudo caracterizar as particularidades vividas no Estágio Supervisionado em Geografia I e II (no nível Fundamental e Médio), realizado pela Universidade Estadual da Paraíba, campus I - Campina Grande-PB. Esta atividade aconteceu em duas Escolas da Rede Pública, sendo uma a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, lugar este onde ocorreu o Estágio Supervisionado I (Ensino Fundamental), no ano letivo de 2011, e a outra, sendo a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Luiz Gonzaga Fernandes, onde ocorreu o Estágio Supervisionado II (Ensino Médio), no ano letivo de 2012, tendo por objetivo ressaltar a importância da relação entre teoria x prática na construção do ensino aprendizado de Geografia, bem como, processo intrínseco para a formação inicial da carreira docente e do fortalecimento dos cursos de licenciatura, sobretudo em Geografia. Metodologicamente este estudo foi construído por meio de uma Pesquisa Documental, utilizando como fundamentação a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Lei de Estágio Supervisionado e a Resolução de Estágio da UEPB, além da Pesquisa Bibliográfica trazendo para discussão central as leituras da Professora Lana de Souza Cavalcanti e Rafael Staforini, entre outros, juntamente com uma Pesquisa de Campo que uniu teoria e prática, caracterizando a pesquisa como exploratória e qualitativa, realizada a partir das experiências vividas no componente curricular Estágio Supervisionado em Geografia. Para tanto, a abordagem, resultados e avaliações permitem compreender o fenômeno da formação docente de múltiplas perspectivas, promovendo um diálogo, no intuito de contribuir no campo da Educação Geográfica, voltado precisamente aos futuros profissionais docentes, expondo a realidade da rotina escolar e das singularidades que humanizam este profissional para além da formação teórica. |
Descrição: | Sousa, C. G. de. Licenciatura Plena: a teoria e a prática no estágio supervisionado em geografia. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4056 |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Cícero Gicomelli de Sousa.pdf | Cícero Gicomelli de Sousa | 1.02 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.