Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4058
Título: Variação espaço-temporal e ecologia trófica de Sphoeroides testudineus (Linnaeus, 1758) e Colomesus psittacus (Bloch & Schneider, 1801) (Actinopterygii, Tetraodontidae) no estuário do rio Mamanguape, Paraíba, Brasil
Autor(es): Araújo, Priscila Rocha Vasconcelos
Palavras-chave: Variação espaço-temporal
Ecologia trófica
Sphoeroides testudineus
Colomesus psittacus
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: Estuários são considerados ambientes cruciais para o recrutamento de várias espécies de peixes, oferecendo áreas de refúgio contra predadores, uma extensão das suas áreas de alimentação, além de viabilizar a reprodução e crescimento. Uma vez que a abundância e distribuição de populações de peixes estão relacionadas à heterogeneidade no ambiente, este trabalho objetivou fornecer informações sobre a distribuição espaço-temporal e a ecologia trófica das espécies Sphoeroides testudineus e Colomesus psittacus do estuário do rio Mamanguape, litoral norte paraibano. Foram realizadas excursões mensais entre Fevereiro/2011 e Janeiro/2012, em uma praia e em três camboas do estuário. Para as amostragens foi utilizada uma rede chamada de “beach seine”, com cinco amostras para cada ponto e os fatores ambientais foram aferidos. A distribuição e a abundância relativa das espécies foram calculadas com base nas CPUE’s, considerando os pontos de coleta e o regime hidrológico. A dieta das espécies foi analisada com o uso do Índice de Importância Relativa (IRI), os itens alimentares foram identificados, contados e tiveram o volume aferido. Foram capturados 399 indivíduos de S. testudineus e 108 de C. psittacus, totalizando 5680,52 g de peixes. As maiores abundâncias numéricas e de biomassa para ambas espécies foram registradas na parte superior do estuário positivo durante o período de seca. S. testudineus apresentou variação de tamanho entre 12 e 236 mm, cujos indivíduos juvenis (CT < 108 mm) apresentaram maior diversidade de itens alimentares, destacando-se Bivalve, larva de Ceratopogonidae, Copepoda Calanoida, Cirripedia e Ostracoda; e os adultos (CT ≥ 108 mm) alimentaram-se principalmente de Bivalve e Gastropoda. C. psittacus apresentou variação do tamanho entre 37 e 85 mm, cujos indivíduos menores que 60 mm se alimentaram principalmente de Cirripedia seguida de Decapoda; já os maiores que 60 mm apresentaram maior proporção de Decapoda seguido de Cirripedia. Os resultados indicaram que as variações espaciais e temporais do ambiente influenciam a distribuição dessas espécies, sinalizando a parte superior do estuário como ambiente propício ao desenvolvimento de juvenis. Os dentes em forma de placas bem afiadas das duas espécies facilitam a quebra de presas duras como Crustacea e Mollusca, justificando sua alta prevalência na dieta. Embora os juvenis de ambas as espécies tenham ocorrido no mesmo local e no mesmo período do ano não demonstraram competir por alimento estando, portanto, bem adaptadas ao ambiente estuarino do rio Mamanguape.
Descrição: ARAÚJO, P. R. V. Variação espaço-temporal e ecologia trófica de Sphoeroides testudineus (Linnaeus, 1758) e Colomesus psittacus (Bloch & Schneider, 1801) (Actinopterygii, Tetraodontidae) no estuário do rio Mamanguape, Paraíba, Brasil. 2012. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4058
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Priscila Rocha Vasconcelos Araújo.pdfPriscila Rocha Vasconcelos Araújo1.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.