Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4060
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Marques, Joanna Ligia de Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-02T17:14:19Z | - |
dc.date.available | 2014-07-02T17:14:19Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-02 | - |
dc.identifier.other | CDD 371. 291 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4060 | - |
dc.description | MARQUES, J. L. de Q. Mineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAI. 2014. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil atravessa um momento de grande desafio: ampliar e aperfeiçoar o acesso a Educação. A modalidade de Educação a Distância surge como um recurso eficiente para esse propósito visto o baixo custo, alcance e facilidade tempo espacial de acesso. Contudo esse escopo ainda perpassa por despreparo e dificuldades, sendo a evasão escolar a maior delas. O objetivo desse Estudo de Caso é identificar padrões de acesso dos alunos que evadem cursos na modalidade de Educação a Distância, por meio de Mineração de Dados Educacionais, e gerar regras que caracterizem o perfil de acesso desses alunos. Esse estudo tornará possível prever desistências por meio da análise de características de acesso e características sociais do estudante no Ambiente Virtual, possibilitando sugerir soluções para o dado problema, e em tempo hábil para evitar a reprovação do aluno. Para a realização desse Estudo de Caso foram utilizados dados obtidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do SENAI DR-PB, com as iterações ao longo de 2013. O benefício esperado com o resultado desse estudo de caso é contribuir com as ações do SENAI DR-PB para tratar do problema da evasão escolar nos cursos da modalidade de Educação a Distância ao investigar o cenário exposto. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Djalma de Melo Carvalho Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Mineração de dados | pt_BR |
dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Plataforma Moodle | pt_BR |
dc.title | Mineração de dados educacionais: um estudo de caso utilizando o ambiente virtual do SENAI | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Joanna Ligia de Queiroz Marques.pdf | Joanna Ligia de Queiroz Marques | 1.98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.