Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4061
Título: Fatores de risco para o Diabetes mellitus tipo 2 para crianças e adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Santos, Luanna Batista Azevedo
Palavras-chave: Diabetes mellitus
Obesidade
Saúde pública
Data do documento: 2-Jul-2014
Resumo: Objetivo: Investigar a prevalência dos fatores de risco para o DM2 e sua associação com o perfil clínicolaboratorial de crianças e adolescentes com excesso de peso. Metodologia: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado de abril/2009 a abril/2010 com 201 crianças e adolescentes entre 2 e 18 anos com excesso de peso. Considerou-se os seguintes fatores de risco para diabetes mellitus tipo 2: história familiar positiva para DM2 em parentes de primeiro ou segundo grau; presença de resistência insulínica (RI); acantose nigrans ( AN); pressão arterial elevada; dislipidemia; quadro de Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) durante a gravidez da criança ou adolescente. Os dados foram apresentados através de proporções, médias ± desvios-padrão (DP). Utilizou-se o teste do qui-quadrado de Pearson (Fischer n<5), o teste t independente e as análises foram bicaudais na versão 17.0 do programa SPSS, com nível de significância de 5%. Resultados: A dislipidemia foi o fator de risco para o DM2 mais frequente. A resistência insulínica (RI) foi o fator que mais apresentou associação com a faixa etária, raça, HDL-c, TG e SM , enquanto o histórico de DM gestacional não se relacionou a nenhuma das variáveis. Conclusões: A dislipidemia, RI e AN apresentaram significância quando associados com algumas variáveis em estudo. Esses resultados indicam que profissionais de saúde estejam mais atentos na identificação dos fatores de risco para o DM2 em crianças e adolescentes com excesso de peso.
Descrição: SANTOS, L. B. A. Fatores de risco para o Diabetes mellitus tipo 2 para crianças e adolescentes com excesso de peso. 2012. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4061
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luanna Batista Azevedo Santos.pdfLuanna Batista Azevedo Santos841.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.