Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4073
Título: Poluição ambiental e turismo na Cachoeira do Roncador
Autor(es): Sousa, Elly Cássia Nogueira de
Palavras-chave: Turismo
Poluição ambiental
Planejamento ambiental
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Esta pesquisa tem como tema Poluição Ambiental e Turismo na Cachoeira do Roncador/Pirpirituba-PB. Justifica-se este trabalho pela necessidade que sentimos de fazermos um estudo sobre a situação ambiental na área da Cachoeira devido a presença de turistas e visitantes de modo frequente sem nenhum controle dos órgãos públicos. Além do fato de ser um lugar de expressiva beleza cênica e por se tratar de um recurso natural essencial à vida. Como objetivo iremos analisar as consequências dessa visitação para o meio ambiente procurando caracterizar o quadro natural do lugar e o perfil socioeconômico de seus visitantes. A metodologia utilizada se baseou no levantamento bibliográfico, pesquisa de campo, através de observações direta por meio do método comparativo, registro de imagens e aplicação de um questionário estruturado entre os comerciantes e turistas da localidade. Como resultados podemos citar que o turismo cresce cada vez mais na área da Cachoeira do Roncador e o número de turistas também, em consequência desse crescimento e da falta de conhecimento e educação ambiental dos próprios moradores e dos turistas, constatamos a presença de alguns tipos de poluição ambiental, além da degradação que é um fator predominante no local. Verificamos também que a atividade turística se desenvolve de maneira precária, por falta de interesses dos órgãos públicos em organizar e planejar a estrutura do lugar. Em relação ao perfil socioeconômico dos turistas constatamos que a maioria são entre classe baixa e média e que visitam a Cachoeira por ela dispor de uma natureza exuberante, sendo a maioria dos visitantes do próprio Estado da Paraíba, que permanecem 7 hs por dia no local e gastam em média de R$ 30,00 diário.
Descrição: SOUSA, E. C. N. de. Poluição ambiental e turismo na Cachoeira do Roncador. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4073
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elly Cássia Nogueira de Sousa.pdfElly Cássia Nogueira de Sousa3.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.