Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4079
Título: Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos funcionários do fórum Affonso Campos - Campina Grande (PB)
Autor(es): Medeiros, Lúcia de Fátima Nóbrega de
Palavras-chave: Qualidade de vida no trabalho
Motivação
Bem-estar
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Diante das transformações ocorridas no Poder Judiciário, se faz necessário à implantação de um Programa de Qualidade de Vida para seus funcionários. Nesse contexto, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de verificar a efetividade das ações do Programa “Vida e Saúde”, implantando pelo TJPB, na ótica dos serventuários do Fórum Affonso Campos. Trata-se de uma pesquisa exploratória, realizada através de um estudo de caso, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados através de um questionário padronizado aplicado a um público correspondente com uma amostra de 40 funcionários do Fórum Affonso Campos comarca de Campina Grande-PB. O diagnostico de Qualidade de Vida no Trabalho foi realizado com base no modelo de Ferreira (2011, 2012) e adaptado à realidade de pesquisa. Tais resultados mostram que a “Condição de Trabalho”, “Organização do Trabalho” e principalmente o “Reconhecimento e Crescimento Profissional”, são os fatores responsáveis pelo comprometimento da vivência do bem-estar no trabalho, sendo também, os que apresentam os principais problemas dos funcionários na organização. Isto representa a percepção dos empregados sobre o QVT, de uma forma geral, negativa. Portanto, é recomendado incluir um Programa de Qualidade de Vida sustentável, amparado em diagnóstico, levando em consideração as questões que realmente importam nas relações de trabalho, para proporcionar aos servidores do TJPB um ambiente de trabalho que promova uma melhor produtividade, realização profissional, motivação e um clima de satisfação na convivência com os chefes, colegas e usuários.
Descrição: MEDEIROS, L. de F. N. de. Qualidade de vida no trabalho: a percepção dos funcionários do Fórum Affonso Campos - Campina Grande (PB). 2014. 82f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Planejamento e Gestão Pública) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4079
Aparece nas coleções:I - PGP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lúcia de Fátima Nóbrega de Medeiros.pdfLúcia de Fátima Nóbrega de Medeiros1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.