Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4083
Título: Relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e o estado nutricional em adolescentes escolares
Autor(es): Oliveira, Renata Cardoso
Palavras-chave: Espirometria
Fisioterapia respiratória
Obesidade
Adolescentes
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: OBJETIVO: Avaliar a relação do estado nutricional e o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF ) entre adolescentes escolares da rede pública de Campina GrandePB. MÉTODOS: Estudo transversal, quantitativo, realizado entre setembro e novembro/2012 com 85 adolescentes escolares. Avaliou-se o estado nutricional através do índice de massa corporal, circunferência abdominal e circunferência do pescoço, e a função pulmonar pela espirometria, utilizando-se o volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1). As informações sociodemográficas (idade, sexo e escolaridade materna) e comportamentais (tabagismo, atividade física e sedentarismo) foram obtidas através da aplicação de um questionário semiestruturado. Foi utilizado o Statistical Package for the Social Sciences (SPSS, versão 17.0) para o processamento das análises estatísticas. RESULTADOS: A média de idade foi de 16,6 ±1,1 anos, sendo a maior parte da amostra composta por meninas (63,5%). Em relação ao estado nutricional, os meninos apresentaram maiores médias de índice de massa corporal 23,1 (±4,8), circunferência abdominal, 77,8 (±13,0) e do pescoço 36,5 (±2,6), havendo associação para a média do pescoço entre os sexos (p <0,001). O VEF 1 alterado esteve presente em 9,5% da população estudada, sendo mais frequente nas adolescentes (13%). O menor valor da média do VEF em litros 2,9 (±0,9) foi ao sexo feminino (p≤0,001). O VEF 1 1 em % do predito foi maior nos meninos 96,8 (±9,8). Foi observado nos adolescentes avaliados associação entre o aumento da circunferência do pescoço e o aumento do VEF (l) (p <0,001). CONCLUSÃO: A prevalência de alteração do VEF1 na população estudada foi elevada, e sua presença foi maior no sexo feminino. Não foi observada associação entre o VEF 1 (%pred) com o estado nutricional, porém houve associação do VEF 1 1 (l) com a circunferência do pescoço.
Descrição: OLIVEIRA, R. C. Relação entre o volume expiratório forçado no primeiro segundo e o estado nutricional em adolescentes escolares. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4083
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Cardoso Oliveira.pdfRenata Cardoso Oliveira2.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.