Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4085
Título: Relação entre a espessura da carótida e o estado nutricional em adolescentes da rede pública de ensino, Campina Grande-PB
Autor(es): Coelho, Rayanna Wanessa Guimarães
Palavras-chave: Aterosclerose
Nutrição
Adolescentes
Fatores de risco
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Introdução: O perfil de mortalidade e morbidade vem sendo modificado, representado pelo aumento das doenças crônicas não transmissíveis. Evidências comprovam, que a obesidade é um fator de risco cardiovascular independente, desta forma, mesmo com o controle de outros fatores de risco, o risco de eventos cardiovasculares continua elevado. As Doenças Cardiovasculares (DVC) se mostram como as principais causas de morte da população brasileira. A quantificação da aterosclerose, através da medida ultrassonográfica da espessura da camada médio-intimal da carótida, já vem sendo largamente empregada para a identificação precose de risco cardiovascular, e tendo um valor adicional aos métodos tradicionais, norteando medidas preventivas e terapêuticas. Objetivo: Relacionar a espessura do complexo médio-intimal da carótida com o estado nutricional dos adolescentes da rede pública de ensino, Campina Grande/PB. Métodos: Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado entre setembro/2012 e junho/2013, em 98 adolescentes de escolas públicas do ensino médio. O estado nutricional foi avaliado através da avaliação da circunferência abdominal, circunferência do pescoço e Índice de Massa Corporal utilizando os parâmetros: baixo peso (IMC<Percentil10), eutrofia (Percentil10≤IMC<Percentil85), sobrepeso (Percentil85≤IMC<Percentil95), obesidade (Percentil95≤IMC<Percentil97) e obesidade acentuada (IMC≥Percentil97). A medida do complexo médiointimal da carótida foi obtida com um aparelho de ultrassonografia Doppler. Foram avaliados os lados direito e esquerdo, obtendo-se a média para análise estatística. As medidas foram calculadas através de um software automático. Resultados: A maior parte da amostra apresentou circunferência abdominal e do pescoço normais, também o estado nutricional adequados, entretanto a maioria tinha o espessamento da camada íntima elevado. Conclusão: O espessamento da carótida foi um achado relevante na população estudada, porém não houve associação com o estado nutricional nem com as demais variáveis antropométricas. Estudos longitudinais, podem levar ao entendimento desse processo e dos fatores associados.
Descrição: COELHO, R. W. G. Relação entre a espessura da carótida e o estado nutricional em adolescentes da rede pública de ensino, Campina Grande-PB 2014. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4085
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayanna Wanessa Guimarães Coelho.pdfRayanna Wanessa Guimarães Coelho872.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.