Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4086
Título: Efeitos da aplicação da radiofrequência associada à laserterapia de 1 Joule no tratamento de rugas periorbiculares em idosos
Autor(es): Azevedo, Maiara Matos Dantas
Palavras-chave: Fisioterapia dermatofuncional
Radiofrequência
Envelhecimento cutâneo
Laserterapia
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O envelhecimento é um fenômeno multifatorial, em que aspectos biológicos, psicológicos e sociais estão diretamente envolvidos. As alterações na pele dos indivíduos na terceira idade são provenientes do próprio processo de envelhecimento cutâneo. Os recursos destinados ao tratamento do envelhecimento facial têm avançado, oferecendo opções para melhorar a aparência das rugas, dentre estes destaca-se o laser e a radiofrequência, que promovem atuam amenizando as rugas. Essa pesquisa objetivou investigar os efeitos da utilização da laserterapia de baixa potência associado à terapia de radiofrequência no tratamento de rugas periorbiculares em idosos, por meio de fotografias e escalas para rugas, sendo observados os aspectos qualitativos e quantitativos, e foi caracterizada como sendo do tipo experimental e longitudinal. A amostra foi constituída por 14 voluntários, com faixa etária entre 60 e 73 anos que apresentavam rugas superficiais ou profundas na região periorbicular. Os voluntários foram divididos em grupo experimental e grupo placebo. A maioria dos voluntários apresentava insatisfação quanto às rugas periorbiculares. Os resultados mostraram-se discrepantes, já que houve significância (P=0,007) na avaliação dos resultados por parte dos voluntários, enquanto que para a avaliação externa em relação aos resultados não houve resultados significativos. Conclui-se, portanto, que faz-se necessário estudos futuros com uma amostra maior e mais uniforme, além de recursos de avaliação mais avançados para uma investigação mais eficaz do efeito da laserterapia de baixa potência associada à radiofrequência, já que neste estudo houveram discrepâncias.
Descrição: AZEVEDO, M. M. D. Efeitos da aplicação da radiofrequência associada à laserterapia de 1 joule no tratamento de rugas periorbiculares em idosos. 2013. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4086
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maiara Matos Dantas Azevedo.pdfMaiara Matos Dantas Azevedo332.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.