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dc.contributor.authorBatista, Pâmella Karolline Araújo-
dc.date.accessioned2014-07-03T18:46:56Z-
dc.date.available2014-07-03T18:46:56Z-
dc.date.issued2014-07-03-
dc.identifier.otherCDD 615.82-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4087-
dc.descriptionBATISTA, P. K. A. Aplicação de protocolo de equilíbrio em jovens com sintomas de disfunções vestibulares: um estudo de caso. 2013. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA fisioterapia vestibular tem o objetivo de promover a remissão da vertigem e a melhora do equilíbrio corporal através de exercícios físicos específicos e repetitivos. Uma recente abordagem no tratamento do sistema vestibular é a utilização de jogos de videogames como o Nintendo Wii® que além de fornecer feedback, também permite uma forma de tratamento mais estimulante, pois proporciona um ambiente distinto ao da reabilitação habitual. O mesmo pode ser utilizado como uma proposta de complementação na terapêutica de indivíduos com sintomas de disfunções vestibulares, que apresentam alterações no equilíbrio. Diante disto, o presente estudo teve como objetivo avaliar o equilíbrio em um grupo de jovens com sintomas de disfunção vestibular submetidas a um protocolo composto por cinesioterapia e software Wii Fit Plus®. Trata-se de um estudo de caso do tipo prospectivo, longitudinal, analítico-descritivo com abordagem quantitativa, cuja amostra foi do tipo não probabilística composta por oito acadêmicas com média de idade de 22,5(±0,92) anos, que foram submetidas a tratamento no período de agosto a setembro de 2013. Os dados coletados foram organizados no software Excel 2010, sendo expressos em valores máximos e mínimos, médias, desvio padrão e comparação através do programa SPSS 18.0., sendo considerados valores significantes p<0,05. Após 9 sessões as participantes foram reavaliadas apresentando melhora nos escores dos testes de equilíbrio dinâmico e estático utilizados, minimização da sintomatologia otoneurológica associada, como também diminuição significativa dos desequilíbrios durante a aplicação do protocolo, quando comparado os valores iniciais e finais, mostrando-se estatisticamente significante (p=0,005). Logo, pôde-se observar que a associação da fisioterapia vestibular com a realidade virtual apresentou resultados satisfatórios diante do equilíbrio de indivíduos com sintomas de disfunção vestibular.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Alba Lúcia da Silva Ribeiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEquilíbrio corporalpt_BR
dc.subjectFisioterapia vestibularpt_BR
dc.subjectVideogamept_BR
dc.titleAplicação de protocolo de equilíbrio em jovens com sintomas de disfunções vestibulares: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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