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dc.contributor.authorAraújo, Vanêssa Yorke da Silva-
dc.date.accessioned2014-07-03T18:47:09Z-
dc.date.available2014-07-03T18:47:09Z-
dc.date.issued2014-07-03-
dc.identifier.otherCDD 615.82-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4088-
dc.descriptionARAÚJO, V. Y. da S. Acessibilidade da estrutura física da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.pt_BR
dc.description.abstractA sociedade, nos dias de hoje, utiliza-se com maior freqüência dos serviços públicos e privados, por isso programar a acessibilidade irá proporcionar de forma ativa a participação de qualquer usuário. Como a educação é um direito de todos os cidadãos, a acessibilidade vem sendo uma ferramenta necessária para que as pessoas possam acompanhar a qualidade de locomoção, uma vez que o âmbito de uma biblioteca universitária, local onde se busca sabedoria e conhecimento, precisa ser um espaço de livre acesso para todas as pessoas. Assim sendo, o presente estudo tem como objetivo identificar barreiras arquitetônicas existentes na Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB e propor as correções nos diversos ambientes existentes, de acordo com as Normas Técnicas da ABNT 9050 que regem acerca da acessibilidade para pessoas com deficiência. A pesquisa utilizada é do tipo exploratório-descritivo com abordagem quantitativa, realizada por meio de Check list, elaborada e fundamentada na NBR 9050 da ABNT. O estudo analisa as seguintes variáveis: acesso externo e interior à edificação, bem como ao mobiliário e instalações sanitárias da biblioteca selecionada. Os dados foram coletados no dia 27 de junho de 2012 e analisados através de estatística descritiva simples. O estudo aponta que a biblioteca ainda não se encontra apta a promover acessibilidade adequada, devido à falta de planejamento de sua estruturação física, dificultando, com isso, o ir e vir livremente da população. Das variáveis estudadas o pior resultado obtido se refere a não disponibilidade da sinalização visual e de recursos digitais, em Braille, para uso de pessoas com deficiência física e/ou visual, pois na biblioteca examinada tais recursos inexistem. Nesse sentindo, proporcionar mudanças e promover cidadania em um ambiente acadêmico, irá contribuir na mobilidade desses indivíduos, favorecendo a promoção de saúde e qualidade de vida. Desta forma, a sociedade poderá usufruir de seus direitos, sem prejuízos e restrições. É oportuno salientar que no momento em que estava sendo realizada esta pesquisa, o serviço examinado não atendia integralmente os princípios da acessibilidade para pessoas com deficiência.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Walnia de Lourdes Jalespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectBarreiras Arquitetônicaspt_BR
dc.subjectBiblioteca Universitáriapt_BR
dc.titleAcessibilidade da estrutura física da Biblioteca Central da Universidade Estadual da Paraíbapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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