Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4089
Título: Avaliação da adesão ao tratamento farmacológico em usuários do Programa Hiperdia
Autor(es): Silva, William Henrique da
Palavras-chave: Hipertensão arterial
Qualidade de vida
Diabetes mellitus
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A adesão ao tratamento medicamentoso nas doenças crônicas, como a hipertensão arterial sistêmica e o diabetes mellitus, é um fator de importância tanto clínica quanto social. Este estudo tem o objetivo de investigar o grau de adesão à terapêutica e avaliar o grau de conhecimento dos pacientes sobre suas patologias e o tratamento. É um estudo descritivo, com abordagem quantitativa do tipo documental. Foram utilizados como instrumento de coleta de dados o teste de Morisky-Green (TMG) e o teste de Batalla (TB), além da análise dos dados das fichas de cadastro e acompanhamento dos usuários do programa Hiperdia. Houve predominância de usuários do gênero feminino (74,3%), casados (68,6%), aposentados (53,3%), adultos (53,3%), com média de idade de 58,27 ± 12,52 anos, possuindo renda familiar mensal entre 1 e 3 salários mínimos (86,7%), com nível de escolaridade de 1º grau incompleto (51,4%) e um número médio de pessoas por domicílio de 3,43 ± 1,53. Para o TMG houve uma prevalência de indivíduos não aderentes (76,2%). O tipo de comportamento predominante no TMG foi não intencional. Para o TB houve uma predominância de adesão (68,6%). Especificamente para os usuários diabéticos o nível de adesão foi de 39,1% no TMG e de 87% no TB. O baixo percentual de adesão ao tratamento farmacológico constitui uma barreira a ser enfrentada pelos usuários do programa Hiperdia, os quais necessitam do apoio da equipe multiprofissional da Estratégia Saúde da Família para melhorar o tratamento e adquirir uma qualidade de vida.
Descrição: SILVA, W. H. da. Avaliação da adesão ao tratamento farmacológico em usuários do Programa Hiperdia. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4089
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - William Henrique da Silva.pdfWilliam Henrique da Silva517.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.