Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/409
Título: Inventário de emissões de dióxido de carbono produzido por veículos automotivos no estado da Paraíba durante os últimos 11 anos
Autor(es): Castro, Hérculys Pessoa e
Palavras-chave: Engenharia ambiental
Emissão de gases
Efeito estufa
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: No meio urbano os principais emissores de Gases do Efeito Estufa (GEE) são as fontes móveis e ,segundo o relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), o CO é responsável por mais de 97% dessas emissões. Este trabalho estima e analisa, de acordo com os tipos de combustíveis veiculares mais comuns (com exceção do GNV), emissões de GEE no estado da Paraíba nos últimos 11 anos (2000-2010), utilizando-se dados advindos de vendas emitidos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O método utilizado para quantificar o CO 2 produzido foi baseado na quantidade de combustível queimado, teor de carbono e emissões correspondentes, conhecido como mètodo “top-down”. As quantidades de óxido nitroso e metano emitidos não foram contabilizadas devido à sua baixa contribuição e difícil quantificação, embora sua estimativa possa ser realizada pelo método “bottom-up”, a partir das distâncias mèdias percorridas por cada classe de veículos.
Descrição: CASTRO, H. P. e. Inventário de emissões de dióxido de carbono produzido por veículos automotivos no estado da Paraíba durante os últimos 11 anos. 2011. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/409
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hérculys Pessoa e Castro.pdfHérculys Pessoa e Castro647.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.