Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4091
Título: Percepção dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II acerca dos resíduos sólidos
Autor(es): Albuquerque, Bruna Daniely Santos de
Palavras-chave: Educação ambiental
Resíduos sólidos
Sustentabiblidade ambiental
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A problemática dos resíduos sólidos ocasionada pelo seu mau gerenciamento tem propiciado inúmeros impactos negativos para o meio ambiente e também para o ser humano. Essas questões podem ser minimizadas ou evitadas, a partir da mudança de comportamento, e introdução de práticas simples e eficazes como a compostagem, reciclagem, redução do consumo e reaproveitamento de materiais. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa exploratória no período de julho de 2013 a fevereiro de 2014 na Escola Estadual de Ensino Fundamental de Camará, com 32 alunos das turmas do 8° e 9° anos do ensino fundamental II do município de Matinhas – PB, situada na mesorregião do Agreste e na microrregião do Brejo paraibano. Esta pesquisa teve o objetivo de conhecer a percepção de alunos referentes a conceitos, danos e possíveis soluções sobre o tema resíduos sólidos, visando fomentar estratégias em Educação Ambiental para melhorar a qualidade de vida da comunidade e minimizar os impactos negativos na natureza. Como instrumento da pesquisa foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas, além de duas questões em forma de desenho. Posteriormente, foram realizadas em uma tarde no período escolar, estratégias em educação ambiental para despertar o interesse dos alunos para a problemática em foco. Após análise dos dados, observou-se que, inicialmente, a percepção da maioria dos alunos era insatisfatória, visto que, os mesmos conheciam pouco sobre a questão dos resíduos e não se preocupavam com os danos acarretados pela sua disposição final. Porém, após a realização de técnicas em Educação Ambiental, os alunos começaram a enxergar os problemas que os cercam permitindo a mudança de hábitos em suas casas. Portanto, diagnosticar a percepção para depois intervir, é fundamental para que ocorram sensibilização e atitudes sustentáveis.
Descrição: ALBUQUERQUE, B. D. S. de. Percepção dos alunos das séries finais do Ensino Fundamental II acerca dos resíduos sólidos. 2014. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4091
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Daniely Santos de Albuquerque.pdfBruna Daniely Santos de Albuquerque2.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.