Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4092
Título: Viabilização do exercício profissional de catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam no bairro das Malvinas, em Campina Grande-PB
Autor(es): Costa, Mariane Patrício
Palavras-chave: Reciclagem
Catadores
Educação ambiental
Coleta seletiva
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O objetivo do presente trabalho compreendeu o desenvolvimento de estratégias de viabilização do exercício profissional de catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam no bairro das Malvinas, em Campina Grande- PB. No primeiro momento, foram entrevistados 14 catadores e catadoras de materiais recicláveis informais que atuam no bairro das Malvinas, pretendendo envolvê-los no processo de implantação da coleta seletiva no bairro, no segundo momento houve o cadastramento das famílias no entorno da Comunidade Eclesial de Base Jesus Libertador, visando sensibilizá-las para que contribuíssem com a coleta seletiva local, disponibilizando os materiais recicláveis para os catadores e catadoras de materiais recicláveis associados à ARENSA e no terceiro momento, realizamos o acompanhamento do exercício profissional, e posteriormente a quantificação e qualificação dos materiais coletados. Dentre os principais impactos positivos elencados estão : melhoria da qualidade ambiental e de vida da população local, inclusão social e elevação da autoestima dos catadores e catadoras de materiais recicláveis associados à ARENSA além do beneficiamento das condições de emprego e renda, sensibilização, mobilização e envolvimento de diferentes segmentos sociais locais, com a participação de 283 famílias disponibilizando os materiais recicláveis para os profissionais da catação de materiais recicláveis, disposição adequada dos resíduos e redução do material enviado ao aterro sanitário bem como redução para a prefeitura de Campina Grande com transporte de resíduos. Nesse contexto, a importância da Educação Ambiental é contribuir para dignificar a profissão de catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam no bairro das Malvinas, em Campina Grande-PB, a partir do desenvolvimento de estratégias de viabilização do exercício profissional e com isso, promovam o beneficiamento dos materiais coletados, contribuindo deste modo, ao desenvolvimento econômico, social, pautados nos princípios da sustentabilidade.
Descrição: COSTA, M. P. Viabilização do exercício profissional de catadores e catadoras de materiais recicláveis que atuam no bairro das Malvinas, em Campina Grande-PB. 2014. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4092
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariane Patrício Costa.pdfMariane Patrício Costa1.5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.