Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4093
Título: Enfermagem, mastectomia e sexualidade: uma revisão a respeito de mulheres pós-câncer de mama
Autor(es): Farias, Elizana Rayanny de Oliveira
Palavras-chave: Sexualidade
Mastectomia
Câncer de mama
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Muitas mulheres tem problemas sexuais durante a vida. Falta ou diminuição do desejo sexual são comuns, e ainda mais comuns se houver uma causa física presente como em casos de póscâncer ginecológico ou mamário. Problemas sexuais geralmente tem haver com fatores mentais além de fatores físicos, uma boa conversa e compartilhamento de informações podem mudar esse quadro. Nos casos de pós-câncer há muita falha em atingir orgasmo e relatos de dor pela perda e falta de lubrificação, e ainda a falta de desejo sexual provocado por essas reações novas e diferentes no corpo da mulher. Muitos profissionais da área da saúde isolam esse fato e não explicam as futuras diferenças encontradas no corpo da mulher que passa por procedimentos cirúrgicos contra o câncer. Esse trabalho busca demonstrar de forma suscinta a importância de se ter esse diálogo com a paciente e seu parceiro, e demonstrar os sentimentos que podem interferir nesse processo, sendo relevantes para os profissionais da área da saúde o conhecimento e o trabalho psicológico que mudará o fisiológico da paciente mudando em conjunto a saúde do parceiro.
Descrição: FARIAS, E. R. de O. Enfermagem, mastectomia e sexualidade: uma revisão a respeito de mulheres pós-câncer de mama. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4093
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizana Rayanny de Oliveira Farias.pdfElizana Rayanny de Oliveira Farias463.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.