Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4094
Título: Análise da variabilidade espacial de componentes inorgânicos do solo sob árvores de algaroba
Autor(es): Bezerra, Francicleia Araújo
Palavras-chave: Semivariância
Dependência espacial
Algaroba
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Este Trabalho tem por finalidade verificar a dependência espacial dos nutrientes nitrogênio e fósforo no solo sob árvores de algaroba, ou seja, verificar como se comporta espacialmente os teores de nitrogênio e fósforo no solo sob arvores de algaroba. Utilizou-se de semivariogramas e krigagem para a realização das análises. Observou-se a existência de dependência espacial por meio do envelope simulado e variogramas empíricos. Verificou-se o índice de dependência espacial por meio da relação entre a variação estruturada e o patamar. Entre as diferentes funções de correlação estudadas, o modelo circular foi o que melhor se ajustou aos dados para o nitrogênio, e o modelo esférico foi o que melhor se ajustou aos dados para o fósforo. Utilizou-se como critério de seleção o método de Akaike(AIC). Os resultados obtidos demonstraram que há indícios de dependência espacial do nitrogênio e do fósforo em função da presença dos indivíduos da algaroba. A variável nitrogênio apresenta dependência espacial, descrita pelo modelo circular com alcance de aproximadamente 7,884m e a variável fósforo apresenta dependência espacial, descrita pelo modelo esférico com alcance de aproximadamente 8,074m.
Descrição: BEZERRA, F. A. Análise da variabilidade espacial de componentes inorgânicos do solo sob árvores de algaroba. 2013. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4094
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francicléia Araújo Bezerra.pdfFrancicléia Araújo Bezerra1.89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.