Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4098
Título: Conservação da raça Curraleiro Pé-duro no nordeste brasileiro: Características de produção e perfil do criador
Autor(es): Barbosa, Vanessa Virginia
Palavras-chave: Bovinos
Genética animal
Bovinocultura
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A raça bovina Curraleiro Pé-duro representa um importante patrimônio genético animal, tanto para pequenos como para médios produtores da região semiárida brasileira. Ela representa uma das raças bovinas naturalizada do semiárido brasileiro a qual é bem adaptada as condições ambientais dessa região. Consiste de uma população estimada de mais de 5000 animais, que segundo critérios estabelecidos pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), se encontram atualmente em risco de extinção. O presente estudo compreendeu em realizar um censo para quantificar o numero real de animais existentes da referida raça, a identificação das formas de manejo, além de traçar o perfil socioeconômico do criador na região nordeste do Brasil. Os dados revelam que o numero efetivo de animais Curraleiro existente no nordeste brasileiro é de 3377, alimentando-se principalmente de Andropogon gayanus cv. Planaltina, criados de forma extensiva em uma área de cerca de 50 % do total de hectares de cada propriedade, 77% dos entrevistados afirmaram que a mortalidade atinge 1%do rebanho durante todo o ano, e as mortes resumem-se por picadas de cobras. Todos os associados da Associação Brasileira de Criadores de Gado Curraleiro Pé- Duro (ABCPD) são de renda media a alta, os objetivos de criação sempre estão voltados para a conservação da raça. É evidente a existência de outros criadores de renda baixa no semiárido que não pertencem à associação.
Descrição: BARBOSA, V. V. Conservação da raça Curraleiro Pé-duro no nordeste brasileiro: Características de produção e perfil do criador. 2012. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4098
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Vanessa Virgínia Barbosa Parte 1.pdfVanessa Virgínia Barbosa Parte 15.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Vanessa Virgínia Barbosa Parte 2.pdfVanessa Virgínia Barbosa Parte 24.56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Vanessa Virgínia Barbosa Parte 3.pdfVanessa Virgínia Barbosa Parte 34.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Vanessa Virgínia Barbosa Parte 4.pdfVanessa Virgínia Barbosa Parte 41.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.