Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4099
Título: Efeitos da cinesioterapia na força muscular e amplitude de movimento em mulheres mastectomizadas
Autor(es): Jerônimo, Aline Ferreira de Araújo
Palavras-chave: Articulação do ombro
Cinesioterapia
Força muscular
Câncer de mama
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A mastectomia, um dos tratamentos cirúrgicos do câncer de mama, favorece o surgimento de complicações cinético-funcionais principalmente quando combinada ao tratamento adjuvante. A intervenção fisioterapêutica promove a prevenção e reabilitação dessas disfunções. O objetivo deste estudo foi investigar os possíveis efeitos da cinesioterapia no ganho de força muscular e amplitude de movimento da articulação glenoumeral em pacientes mastectomizadas. Trata-se de um estudo longitudinal, quantitativo, composto por dezenove mulheres atendidas no Laboratório de Ciência e Tecnologia em Saúde (LCTS) submetidas a um protocolo de cinesioterapia. As análises foram feitas mediante o teste ANOVA para medidas repetidas, com posterior aplicação do post hock de Tuckey, adotando-se um nível de significância estatística de p < 0,05. A força muscular e amplitude de movimento glenoumeral foram mensuradas no momento pré-intervenção e após 10 e 20 sessões fisioterapêuticas. Os dados apontaram, para força muscular, melhora significativa em todos os movimentos ao longo de 10 e 20 sessões, exceto na rotação lateral, onde se verificou ganho significativo após 20 sessões. Para a amplitude de movimento apenas os movimentos de extensão, rotação medial e rotação lateral não apresentaram ganhos de amplitude significativos. Portanto, a cinesioterapia mostrou-se eficaz na recuperação funcional da articulação glenoumeral de mulheres mastectomizadas.
Descrição: JERÔNIMO, A. F. de A. Efeitos da cinesioterapia na força muscular e amplitude de movimento em mulheres mastectomizadas. 2013. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapica)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4099
Aparece nas coleções:14 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Ferreira de Araújo Jerônimo.pdfAline Ferreira de Araújo Jerônimo196.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.