Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4101
Título: Os sistemas familiares e a experiência de cuidar de um familiar com câncer: contribuições do pensamento sistêmico
Autor(es): Dantas, Mayara Cristina de Araújo
Palavras-chave: Pacientes oncológicos
Câncer
Cuidadores
Abordagem sistêmica
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O diagnóstico de uma doença como o câncer, afeta toda a família, principalmente aqueles que convivem diretamente com o doente. Nesse contexto, mudanças são esperadas no sistema familiar, entre elas, maiores afastamentos ou aproximações entre os membros. Os cuidadores, geralmente familiares mais próximos, são de fundamental importância em todo o processo de enfrentamento da doença. Portanto, a investigação da experiência de cuidado desses atores torna-se fundamental para se compreender as repercussões do câncer no sistema familiar. Partiu-se do pressuposto de que a idade do familiar acometido pelo câncer influencia nos modos como as famílias lidam com a situação, tendo como objetivo compreender como os sistemas familiares experienciam o processo de adoecimento/tratamento do câncer de um membro que esteja vivenciando a infância ou a fase adulta. Participaram desse estudo sete cuidadoras de pacientes oncológicos (adultos e infantis) que utilizam os serviços de saúde da rede pública da cidade de Campina Grande/PB. A entrevista semi-estruturada foi utilizada como instrumento de coleta de dados, abarcando os temas: histórico de câncer,diagnóstico, serviços de saúde, representações sobre câncer, dinâmica familiar, apoio, ser cuidador, expectativas futuras e estratégias de enfrentamento. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo temático-categorial. Percebeu-se que todos os aspectos da vivência do câncer fazem parte de uma grande teia de fenômenos que influencia e repercute simultaneamente entre si, como um grande sistema vivo. Espera-se que esta pesquisa forneça subsídios para novas ações voltadas aos cuidadores e às famílias, fortalecendo, assim, a proposta de humanização do Sistema Único de Saúde.
Descrição: DANTAS, M. C. de A. Os sistemas familiares e a experiência de cuidar de um familiar com câncer: contribuições do pensamento sistêmico. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4101
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mayara Cristina de Araújo Dantas.pdfMayara Cristina de Araújo Dantas592.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.