Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4102
Título: Zoofobia : um estudo com alunos do ensino fundamental II de Nova Floresta
Autor(es): Araújo, Dairla Luzianne Cândido de
Palavras-chave: Zoofobia
Crianças
Origem
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: maioria das pessoas ao se depararem com algum inseto age de forma rápida e semelhante: erguem um chinelo para rapidamente matá-lo. Isso acontece antes mesmo de tal animal oferecer algum perigo ou ameaça, sem nenhuma reflexão a respeito do que está fazendo e por que está fazendo. O extermínio e a predação do ser humano para com a natureza, deriva do fato do mesmo não saber a importância da natureza para sua própria vida, tornando-se o seu maior predador. Calcula-se que a taxa de extermínio de espécies executada pela ação antrópica chega a ser de 50 a 100 vezes superior aos índices determinados por causas naturais. O objetivo deste trabalho foi levantamento dos animais que causam medo em crianças e pré-adolescentes de uma escola estadual na cidade de Nova Floresta-PB identificando também, a causa desse medo. A partir dos resultados obtidos através de 123 alunos entrevistados pode-se perceber que as crianças assumem certo medo de animais que nunca tiveram contato (39%), como por exemplo, o Tubarão(8,1%), o Tigre (7,3%), Rinoceronte (5,7%), o Jacaré (5,7%), o Lobo (4,9%), o Urso (4,1%) e a Girafa (3,2). Como são animais que não são comuns no nosso dia-a-dia, é possível que essas crianças tenham ouvido falar através de seus antecedentes ou amiguinhos, como também, visto esses animais através de desenhos animados, filmes, ilustrações trazidas por livros didáticos ou mitos contados por outras pessoas. Mas a maioria (61%), respondeu animais do nosso dia -a – dia, tendo a cobra(23%), a aranha(12%), o cachorro(8%), e o sapo (6%), a explicação para o medo das crianças em relação a esses animais fica mais fácil por se tratar de animais que são do nosso convívio, da nossa realidade, foi possível obter diversas respostas de acordo com o tipo de animal citado.
Descrição: ARAÚJO, D. L. C. de. Zoofobia : um estudo com alunos do ensino fundamental II de Nova Floresta. 2012. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4102
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Dairla Luzianne Cândido de Araújo.pdfDairla Luzianne Cândido de Araújo519.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.