Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4106
Título: Conhecimento do uso de métodos contraceptivos reversíveis em mulheres em relacionamento estável
Autor(es): Silva, Thays Oliveira
Palavras-chave: Anticoncepção
Planejamento familiar
Saúde pública
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, cujo objetivo foi analisar o conhecimento das usuárias em relacionamento estável das Unidades básicas de Saúde acerca dos métodos contraceptivos reversíveis .Realizada entre os meses de Julho e Outubro de 2013, foram entrevistadas 25 mulheres cadastradas no programa de planejamento familiar, durante o momento antecedente ao exame citológico e foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado. Os dados foram analisados e categorizados segundo a análise de conteúdo proposto por Bardin. Dentre a categorização utilizou-se perguntas norteadoras de onde emergiram diferentes categorias. Das entrevistadas, a maioria apresentou baixa escolaridade. Quanto à definição sobre os métodos contraceptivos reversíveis, a maioria não soube explicar o que é, bem como definir quais eram os métodos. Quanto ao local onde ouviram falar sobre a maioria disse que nunca ouviu falar sobre os métodos contraceptivos reversíveis, algumas afirmaram que no momento do exame citológico e outras nas mídias audiovisuais. Quanto a se havia alguma dúvida afirmaram que não contrariando assim as outras respostas. As usuárias majoritariamente desconheciam sobre os métodos contraceptivos reversíveis, mas afirmaram que o planejamento familiar ajudou no repasse das informações. Verificando-se assim a contrariedade nas respostas. Desta forma, reforça-se a necessidade de trabalhar temas importantes como os métodos contraceptivos afim de que as mulheres possam decidir de forma autônoma e consciente aquele mais adequado as suas necessidades.
Descrição: SILVA, T. O. Conhecimento do uso de métodos contraceptivos reversíveis em mulheres em relacionamento estável. 2013. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4106
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thays Oliveira Silva.pdfThays Oliveira Silva1.79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.