Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4107
Título: Desenvolvimento e caracterização de microemulsões e emulsões gel- like para uso tópico local
Autor(es): Silva, Natan Emanuell de Sobral e
Palavras-chave: Microemulsão
Nanotecnologia
6CN10
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O aumento da incidência e gravidade de doenças fúngicas, aliado a defasagem dos medicamentos existentes no mercado faz com que surja a necessidade de alternativas terapêuticas mais eficazes. A síntese de novos fármacos antifúngicos como os derivados do tiofeno e o desenvolvimento de novas formas farmacêuticas, a exemplo as microemulsões, tem sido alvo de grande interesse pela comunidade farmacêutica. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e caracterizar formulações semi-sólidas para incorporação de um antifúngico derivado tiofênico (6CN10). Os sistemas emulsionados e microemulsionados utilizados foram obtidos a partir da produção de diagramas de fase pseudo-ternário, tendo como tensoativo o Cremophor ® EL e como co-tensoativo o álcool etílico, estes nas proporções de 10:0 e 9:1. Foi selecionada uma formulação de cada diagrama para incorporação do 6CN10 em diferentes concentrações. As formulações com e sem o fármaco foram caracterizadas pelo aspecto macroscópio, pH, condutividade elétrica e espalhabilidade. Para a doseamento do fármaco foi desenvolvido e validado um método espectrofotométrico de acordo com os parâmetros da Resolução 899/2003. Na avaliação da estabilidade preliminar, as formulações foram submetidas a estresse térmico, centrifugação e ciclo gelo/degelo. As formulações semi-sólidas obtidas mostraram valores de pH compatíveis com a administração tópica, apresentando boa espalhabilidade e relevante estabilidade preliminar para todas formulações, todavia, o sistema microemulsionado apresentou-se mais límpido e consistente, apresentando também melhores resultados nos estudos de estabilidade preliminar. Concluindo-se que as formulações propostas possuem potencial futuro para a terapêutica.
Descrição: SILVA, N. E. de S. e. Desenvolvimento e caracterização de microemulsões e emulsões gel-like para uso tópico local. 2012. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4107
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Natan Emanuell de Sobral e Silva.pdfNatan Emanuell de Sobral e Silva848.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.