Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4108
Título: Reflexões acerca da relevância do plantão de escuta psicológica na contemporaneidade
Autor(es): Oliveira, Jéssica dos Santos
Palavras-chave: Saúde psíquica
Escuta psicológica
Psicologia aplicada
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: O presente estudo decorre de uma pesquisa bibliográfica que tem como foco a reflexão acerca da relevância do serviço do Plantão de Escuta Psicológica na contemporaneidade. Assim, a discussão parte de um histórico breve a respeito de sua origem, objetivos e características, bem como da significativa contribuição da Abordagem Centrada na pessoa, de Carl Rogers, além da inserção e desenvolvimento do Serviço de Escuta Psicológica não apenas em instituições de ensino superior, primeiramente, e depois, na saúde, mas também em escolas e em diversas instituições e serviços da sociedade. O estudo contempla, ainda, a questão ontológica do homem, anterior à sua condição de usuário do serviço do Plantão Psicológico, frente à necessidade da discussão a respeito do homem como pertencente a si mesmo. Além disso, o estudo pretende refletir sobre o progresso desse serviço do decorrer dos anos, bem como a importância de sua constituição como instrumento inovador na intervenção psicológica, objetivando a promoção e manutenção da saúde psíquica do indivíduo mediante sua necessidade.
Descrição: OLIVEIRA, J. dos S. Reflexões acerca da relevância do plantão de escuta psicológica na contemporaneidade. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4108
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jéssica dos Santos Oliveira.pdfJéssica dos Santos Oliveira378.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.