Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4109
Título: Atividade antimicrobiana in vitro de plantas do semiárido paraibano sobre espécies de stretococcus e candida
Autor(es): Carvalho, Anne Virgynnia Oliveira Rolim de
Palavras-chave: Microbiologia oral
Odontologia
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Com o aumento dos microrganismos resistentes às substâncias antimicrobianas já conhecidas, vários extratos de plantas medicinais têm sido testados com a finalidade de se encontrar novos compostos com atividade antimicrobiana reconhecida. Este estudo teve como objetivo avaliar a ação antimicrobiana de alguns extratos vegetais presentes no semiárido brasileiro. Para avaliação da atividade antimicrobiana foram testados os extratos hidroalcóolicos da Schinus terebintifolius Raddi (aroeira-da-praia), Syderoxylum obtusifolium Roem et Schult, (quixabeira), Bauhinia forficata linn (mororó), Anadenanthera colubrina Brenan (angico), Spondias tuberosa Arruda (umbuzeiro), Maytenus rigida Mart. (bom-nome), Tabebuia pentaphylla (ipê rosa) e Guapira opposita (joão-mole), frente as bactérias Streptococcus mutans, Streptococcus salivarius, Streptococcus oralis e Streptococcus parasanguis; e as cepas de Candida albicans, Candida parapsilosis, Candida guilliermondii e Candida krusei. Determinou-se a Concentração Inibitória Mínima (CIM) através da técnica da microdiluição em caldo, a Concentração Bactericida Mínima (CBM) e Concentração Fungicida Mínima (CFM) através do subcultivo em placas de Petri. Todos os extratos vegetais analisados apresentaram atividade antimicrobiana para a maioria das cepas de Streptococcus e Candida, sendo todas sensíveis a pelo menos um tipo de extrato. Os extratos que apresentaram os menores valores de CIM e CBM foram os da Schinus terebintifolius Raddi ,Syderoxylum obtusifolium Roem et Schult. Este estudo aponta algumas plantas com potencial antimicrobianos, sendo necessária a realização de estudos que identifiquem as frações ativas, assim como os seus mecanismos de ação, com perspectivas de produção de um novo antimicrobiano para uso na odontologia.
Descrição: CARVALHO, A. V. O. R. de. Atividade antimicrobiana in vitro de plantas do semiárido paraibano sobre espécies de stretococcus e candida. 2012. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4109
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Anne Virgynnia Oliveira Rolim de Carvalho.pdfAnne Virgynnia Oliveira Rolim de Carvalho1.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.