Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/411
Título: Avaliação do uso de efluente de casas de farinha como biofertilizante foliar na cultura do milho (Zea mays L.)
Autor(es): Araújo, Narcísio Cabral de
Palavras-chave: Adubação
Manipueira
Milho
Data do documento: 10-Out-2012
Resumo: O milho (Zea mays L.) é um produto agrícola bastante cultivado no mundo, sendo que no Brasil é de grande importância para o agronegócio nacional, além de ser à base de sustentação para a pequena propriedade. Os biofertilizantes são adubos orgânicos, ricos em macro e micronutriente, oriundos da fermentação da matéria orgânica. Este material pode ser aplicado via foliar ou solo, sendo que a aplicação foliar é a mais viável, porque além de ser fonte suplementar de nutrientes pode servir como defensivo agrícola, ou seja, pode apresentar duplo efeito. A presente pesquisa objetivou analisar o uso da manipueira como biofertilizante foliar na cultura do milho. O experimento foi conduzido em condições de campo, entre os meses de junho a agosto de 2010, no município de Lagoa Seca, PB. O delineamento experimental utilizado foi blocos causalizados, composto por cinco tratamentos, distribuídos em quatro blocos. Após 90 dias do plantio foram avaliadas as variáveis, altura da planta, altura de inserção da 1ª espiga, diâmetro do caule, comprimento do caule, número de folhas e área foliar. Os resultados foram submetidos à análise de variância e da regressão polinomial, sendo utilizado o teste F para verificar a significância dos efeitos. Os resultados contataram que, a aplicação da manipueira em suas diferentes dosagens proporcionou ganhos de fitomassa em todas variáveis estudadas, havendo diferença estatística significativa (p < 0,01) entre os tratamentos utilizados. A manipueira mostrou-se eficaz na adubação, via foliar, da cultura do milho, pois, todas as variáveis analisadas apresentaram valores superiores à testemunha absoluta.
Descrição: ARAÚJO, N. C. de. Avaliação do uso de efluente de casas de farinha como biofertilizante foliar na cultura do milho (Zea mays L.). 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/411
Aparece nas coleções:01 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Narcísio Cabral de Araújo.pdfNarcísio Cabral de Araújo1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.