Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4111
Título: Extrato dos frutos da momordica charantia L. apresenta atividade antimicrobiana in vitro sobre especies padrão e isolados multirresistentes
Autor(es): Lucena Filho, José Hardman Satiro de
Palavras-chave: Momordica charantia L.
Fitoterápicos
Efeito antimicrobiano
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: A utilização das plantas medicinais com indicações para processos infecciosos representa grande importância nos dias atuais. Este estudo trata-se de avaliar “in vitro” a ação antimicrobiana do extrato etanólico da semente de Momordica Charantia L., com determinação da concentração inibitória mínima (CIM), concentração bactericida mínima (CBM) de cepas padrão e isolados de bactérias multirresistentes e a concentração fungicida mínima (CFM) frente a diferentes espécies de Candida, utilizando o método da microdiluição. Todos os microrganismos apresentaram sensibilidade ao extrato. Os resultados deste estudo mostram a importância de se avaliar meios alternativos de combate ao desenvolvimento de resistência a drogas, particularmente em linhagens multirresistentes, contribuindo para uma melhor compreensão da atividade das plantas medicinais como antimicrobianos.
Descrição: LUCENA FILHO, J. H. S. de. Extrato dos frutos da momordica charantia L. apresenta atividade antimicrobiana in vitro sobre especies padrão e isolados multirresistentes. 2012. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4111
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Hardman Sátiro de Lucena Filho.pdfJosé Hardman Sátiro de Lucena Filho632.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.