Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4112
Título: Aspectos biológicos de Corytucha Gossypii (HEMIPTERA:TINGIDAE) com folhas de mamona
Autor(es): Silva, Ana Lígia Aureliano de Lima e
Palavras-chave: Mamona
Corytucha gossypii
Percevejo C.
Data do documento: 3-Jul-2014
Resumo: Corytucha gossypii (Fabricius) (Hemiptera: Tingidae) é responsável por ocasionar danos severos a diversas espécies vegetais. Objetivou-se estudar os aspectos biológicos do percevejo C. gossypii alimentado com folhas de mamona (Ricinus communis L.). O estudo foi conduzido no laboratório de Biologia Molecular e Patologia de Insetos da Embrapa Algodão, localizada no município de Campina Grande, Paraíba, Brasil, em câmaras climatizadas do tipo B.O.D., ajustadas para a temperatura de 25º C, unidade relativa de 70% e fotofase de 12 horas. Foram determinados os seguintes parâmetros biológicos: período de incubação (duração e viabilidade), ninfal (duração total, duração de cada ínstar, número de ínstares e sobrevivência) e de ovo à emergência de adultos machos e fêmeas. Na fase adulta avaliaram-se os períodos de pré-oviposição, oviposição, pósoviposição, longevidade e fecundidade. A duração dos períodos de incubação, ninfal e de ovo a adulto para fêmeas e machos foram, respectivamente de, 8,0, 11,6, 18,75 e de 8,0, 11,6, 19,6 dias. A razão sexual foi de 0,6. A longevidade de machos e fêmeas foi de 37,4 e 33,6 dias, respectivamente.
Descrição: SILVA, A. L. A. de L. e. Aspectos biológicos de Corytucha Gossypii (HEMIPTERA:TINGIDAE) com folhas de mamona. 2012. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4112
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Lígia Aureliano de Lima e Silva.pdfAna Lígia Aureliano de Lima e Silva443.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.